Últimas postagens

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Michael e Sandra Cretu

Olá galera que está curtindo o Blog do Véio! Satisfação em poder levar entrete-nimento a vocês que curtem a boa música. A partir desse momento vou comentar a vida e a carreira de um casal que deixou marcas profundas na música européia e, porque não dizer, mundial.

Sandra e Michael Cretu foram e ainda são importantes no cenário musical, afinal de contas suas músicas são ouvidas e lembradas até hoje. Vou descrever a história deles de maneira cronológica, fato esse que vai misturar tudo, como se (e assim foi!!) tudo se cruzasse .

MICHAEL, PRODUTOR BRILHANTE

Mihai Creturiu, músico e compositor, nascido na Romênia em 1957, conhecido mundialmente por Michael Cretu (seu apelido Cretu, em romeno quer dizer ''cabelo encaracolado'') que trabalhou com inúmeros produtores, músicos e artistas ao longo da sua extensa carreira.

Na década de 70, trabalhou com Frank Farian, produ-tor de bandas co-mo: nos 70, Silver Convection, Erup-tion e Boney M.; no final dos 80 e início dos 90, Milli Vanilli e, por consequência The Real Milli Vanilli, No Mercy, La Bouche.

Trabalhou também com artistas e bandas como Boney M., Goombay Dance Band e Mike Oldfield, algumas como produtor e tecladista, tempos antes de realizar seu projeto que o consagrou e antes de produzir a cantora que viria a ser sua esposa, simplesmente conhecida por Sandra.

Michael trabalhou com produtores da dance music como André Tanenberg, mais conhecido como ATB e a dupla de remixers Jam & Spoon.

TEU PASSADO TE ...ENGRANDECE

Michael estudou estudou mússica clássica em Bucareste em 1965 e Paris em 1968, depois frequentou a Academia de Música de Frankfurt, na Alemanha, de 1975 a 1978, formando-se em música.

Começou traba-lhando como tecla-dista e produtor na equipe de Frank Farian, então produ-tor famoso dos anos 70 e 80 pelas bandas Boney M. e Milli Vanilli.

Nos anos 80, Michael assumiu a produção do quartet pop alemão Hubert Kah e começou a escrever músicas para o seu lider, Hubert Kammler, conseguindo alguns sucessos e trabalhou, também, com outra banda que conseguiu lançar, chamada de Moti Special, na qual além de produtor era tecladista.

Nessa época ele conheceu sua futura mulher, Sandra. Vou contar tudo desde o começo.

SANDRA

Nascida na Alemanha, Sandra Menges, Sandra Ann Lauer, ou simplesmente Sandra, é uma cantora e atriz que interpretou sucessos tanto na era disco, como na fase anos 80 do synthpop com muito sintetizadores e teclados.

NASCIDA PARA BRILHAR 

Sandra Ann Lauer, nasceu na cidade alemã de Saarbrücker, perto da fron-teira com a França. Filha de pai francês e mãe alemã, des-de cedo mostra-va um interesse especial pela música e dança.

A dança a família deu um jeito. Colocou-a para aprender balé aos cinco anos de idade e se estendeu até os 15 anos. Durante esse período, aos dez anos, ganhou um violão e teve aulas com um professor.

Aos treze anos, Sandra visitou uma competição em sua cidade natal, chamada Festival da Jovem Estrela, onde estavam à procura de novos talentos para a indústria da música. Ela não estava fazendo parte deste concurso, apenas assistindo. 

Após a apresentação de todos os candidatos, quando o juri estava discutindo os resultados, Sandra disse para sua mãe que iria ao banheiro. Se levantou, caminhou até o palco, convenceu o DJ. a colocar uma base (só o instrumental) para fazer uma cover de uma canção de Olivia Newton-John, pegou o microfone e começou a cantar. 

Não é preciso dizer, que a partir daquele momento, Sandra não parou de cantar. Ajudada pelo reconhecimento recém adquirido, foi convidada a gravar, e lançou um single com uma música sobre um cachorro de estimação. A música foi mal sucedida, numa época em que a disco music predominava o cenário musical, Sandra resolveu se recolher por um tempo. 

Mas não demo-rou muito para que, em 1979, fosse convidada para participar de um trio. Formado por Michaela, Vetter e Sandra, o trio chamava-se Arabesque. Foi aí que come-çou um novo período na vida de Sandra.

Pela primeira vez, ela estava longe da família, aparecendo em programas de televisão, subin-do em palcos em países estrangei-ros, dando entre-vistas, tirando fotos, e cantando em shows.

O Arabesque foi bem sucedido e no aniversário de dezenove anos de Sandra, ela era uma estrela. O grupo foi particularmente popular no Japão, tiveram êxito no Japão e também ficaram conhecidas no Brasil (eu dancei muito na era disco com elas, na minha adolescência).

Depois de nove álbuns, as diferenças de interesses musicais e o fim da popularidade acabou resultando no fim do grupo. Nessa época Sandra e Michael, que era o tecladista da banda, já estavam namorando e se mudaram para Munique.

A PRINCESA DO POP


Michael criou seu próprio estúdio e lá gravaram uma música chamada ''Japan Ist Weit'', uma cover de ''Big In Japan'' do Alphaville, que conse-guiu entrar em várias paradas, como o Top 20 alemão e o Top 100 da Suíça. O que veio a seguir, fez parte da avalanche pop dos anos 80.

Em 1985 lançou um single chamado ''(I'll Never Be) Maria Mag-dalena'', que literal-mente ''estourou'' nas paradas. Esta música liderou as paradas em 41 países em todo o mundo, e alcançou o Top 10 em mais de vinte países.

Seu primeiro álbum The Long Play, de 1985, alcançou o número 12 em seu país de origem, permaneceu no Top 20 alemão por 16 semanas, enquanto na Suécia, ''Maria Magdalena'' passou quatro semanas no número um.

No Brasil, a música ''Maria Magdalena'' foi tema do remake de 1986 da novela Selva de Pedra, da Rede Globo, e permaneceu em número 1 nas paradas brasileiras, por mais de 15 semanas.

O single que veio depois, ''In The Heat Of The Night'', continuou o seu sucesso em todo o mundo, alcançando o número 2 na Alemanha e os Top 5 na França e no Brasil. Esta música ganhou, também, o primeiro lugar no Festival de Música de Tóquio, em 1986.

Pouco depois do lançamento de The Long Play, Sandra se mudou para Londres por seis meses, para aprender inglês com a instrutora de canto Helena Shelen que já havia trabalha-do com artistas como George Michael e Paul Young. Nos fins de sema-na, Sandra voltava para Munique para trabalhar em seu novo álbum.

Lançado em outubro de 1986, Mirrors, segundo álbum de estúdio, re-flete o contínuo desenvolvi-mento musical de Michael Cretu, já que neste álbum, Michael trabalhou mais como compositor. 

O primeiro dos quatro singles de Mirrors foi ''Innocent Love'', que entrou no Top 10 da França, enquanto o segundo single ''Hi Hi Hi'' se tornou um sucesso no mundo inteiro. A balada ''Loreen'' foi o terceiro single de Mirrors, enquanto o electro pop ''Midnight Man'' (com Michael cantando e aparecendo no vídeo da música) foi o quarto e último single do álbum.

Dois anos após ter iniciado sua carreira solo, Sandra lançou uma coletânea de sucessos, em 1987, chamado Ten On One. Junto com a coletânea, saiu uma outra com os vídeos, dando aos fãs uma ideia de como era a vida privada e o dia-a-dia de Sandra.

Sua versão de ''Everlasting Lo-ve'' foi um enorme sucesso e, pela primeira vez, ela teve um sucesso na Bill-board, a bíblia da música. O vídeo da música mostrou Sandra e um modelo como diversos amantes de to-das as épocas, como Adão e Eva, Bonnie e Clyde, Cleópatra e Marco Antô-nio, entre outros.

O segundo sin-gle de Ten On One foi ''Stop For a Minute'', que se tornou um sucesso na Europa e foi escrito especial-mente para uma série de televi-são alemã, cha-mado Tatort, onde ela apareceu cantando a música durante um dos episódios.

O ano de 1988 foi cheio para Sandra e Michael Cretu. No dia 7 de janeiro de 1988 eles se casaram e mudaram-se para a ilha espanhola de Ibiza, onde Michael contratou dois arquitetos famosos para construir uma mansão no estilo marroquino, ao qual ele agregou um estúdio profissional à obra.

No mesmo ano ela participou de um filme, Forever, e, ainda, lançaram o álbum Secret Land. Neste álbum, o som afastou-se um pouco do pop e ficou um pouco mais misterioso e sedutor (Humm! Agora eu entendi o porque do outro projeto de Michael).

Quatro singles fo-ram extraídos des-te álbum, sendo o primeiro ''Heaven Can't Wait'', grande sucesso na França e na Alemanha, a faixa título, ''Secret Land'' foi o segundo single, entrou no Top 10 alemão. O terceiro single ''We'll Be Together'' tam-bém se tornou sucesso, entrando para o Top 10 alemão. E, finalmente, ''Around My Heart'' foi o quarto single e atingiu o décimo-primeiro lugar na parada alemã e em 1990 participou da trilha do filme Big Romancer.

Sandra lançou a versão remixada de ''Everlasting Love'' e foi um sucesso nas paradas do Reino Unido, na Suécia, nas Filipinas, África do Sul, Brasil e Estados Unidos. Ainda nesse ano, Sandra participou do projeto Artist United For Nature.

O PROJETO PARALELO DOS DOIS: ENIGMA

Após trabalhar em colaboração com vários artistas, Mi-chael trabalhou jun-to com Sandra e tinha em mente um estilo diferente de ''New Age'' (música instrumental para meditação, norma-lmente), um estilo dance, mas que ainda não tinha nome.

Foi então que Michael lançou, juntamente com sua esposa, Sandra, David Faistein e Frank Peterson, o primeiro álbum daquele projeto que mudaria o cenário musical da ''música de elevador'' (apelido dado àquela música mais suave, para reflexão, utilizada em elevadores nos Estados Unidos e Europa).                                                                        
Em dezembro de 1990, surge o primeiro (Sim, porque vieram muitos após este!) álbum, a estréia do projeto: MCMXC a.D (1990 em números romanos seguindo de uma abreviação aparentemente incorreta do "Anno Domini"). As músicas chamaram atenção por causa da mistura, uma vez que Michael juntou cantos gregorianos, batida dançante e gemidos sensuais de Sandra, soando muito interessante aos ouvidos do público naquela época.

Estava lança-do o projeto Enigma, que trouxe como primeiro gran-de sucesso comercial de Michael, a música ''Sad-ness''. Outro grande suces-so foi a sexy ''Mea Culpa'', remixadas, as duas, depois por vários dos melhores DJ.s do mundo.

Antes que o álbum fosse lançado, Mi-chael foi bas-tante cautelo-so com a res-posta que po-deria obter, tanto do públi-co mais con-servador, mas principalmen-te da Igreja Católica e decidiu ocultar seu verdadeiro nome, assinando como M.C. Curly.

A contracapa do álbum conteve pouca informação sobre seus integrantes, promovendo o mistério sobre os criadores do álbum, levando à especulação se o Enigma era uma pessoa ou um grupo. E não foi à toa.

Há controvérsias em torno das músicas do álbum por serem tanto religiosas quanto sexuais, particularmente nos três primeiros singles. O vídeo clipe de "Principles Of Lust" (Princípios da Luxúria) foi banido da MTV e das maiorias das estações de TV, que também vetaram os vídeos de "Sadeness (Part 1)". 

O álbum em si foi banido em diversos países pela mesma razão, enquanto os críticos taxavam as músicas do álbum como blasfêmia. No entanto, a popula-ridade do álbum disparou até o número 1 em pelo menos 24 países diferentes em que foi lançado, alcan-çando o disco de ouro e de platina.

O sucesso de MCMXC a.D influen-ciou os trabalhos de B-Tribe em Fiesta Fatal!, Delerium em Semancic Spaces e também de Sarah Brightman em Eden. O álbum também foi um trampolim para novos grupos musicais inspirados no canto gregoriano em suas músicas, como por exemplo Era e Gregorian, na qual foi fundado por Frank Peterson após ter se desvinculado de Michael Cretu.

Particularmente, eu ainda destaco a viagem transcendental que a trilogia das músicas de ''Back To The Rivers Of Belief''. Quando você precisa relaxar e viajar na sonoridade da música, deve-se ouví-la desde o início até chegar no ápice de ''The Rivers Of Belief''.

Em 1993, Michael Cretu, recebeu a proposta de compor a trilha sonora completa do filme Invasão de Priva-cidade mas, no momento, estava desenvolvendo o segundo álbum do Enigma e estava impossibilitado de aceitar a oferta. Porém, entregou as músicas “Carly's Song” e “Carly's Loneliness”, temas para a personagem Carly interpretada pela atriz Sharon Stone.

Logo em seguida, The Cross Of Changes (A Cruz das Mudanças, ou Cruzamento das Mudanças) foi lançado e vendeu 6 milhões de cópias em um ano. Com o grande sucesso "Return To Innocence", este foi o álbum com mais faixas utilizadas em campanhas publicitárias e filmes, sendo utilizado pela última vez no filme Matrix, em 1999, a música "The Eyes Of Truth". 

Michael Cretu se deixou influenciar desta vez pelos ritmos hindus, inserindo cantos de lamento, que remetiam a paisagens e orações indianas, sempre com sua marca registrada. Um som de ostentação e de batidas sensuais, que elevavam a mente para causas espirituais, chamando a todos para uma meditação mais profunda sobre a vida e a nossa missão terrena.

Em 1996, lançou Le Roi Est Mort, Vive Le Roi! (O Rei Está Morto, Viva o Rei!). A idéia de Michael era que este álbum, o terceiro, fosse a síntese dos dois álbuns anteriores e, por consequência, os elementos fami-liares como os cantos gregorianos e a música hindu estivesse mais pre-sente do que nunca.

Embora o álbum tenha sido proje-tado tão meticulo-samente por Michael Cretu, não conseguiu o mesmo nível do sucesso dos dois anteriores. Em consequência, somente dois singles deste disco vingaram e foram lançados: ''Beyond The Invisible'' e ''T.N.T. For The Brain'', também remixadas por DJ.s para as pistas de dança, principalmente na Alemanha, país natal da banda e onde fazem mais sucesso.

No ano de 2000, The Screen Behind The Mirror (A Tela Atrás do Espelho), incluiu trechos de Carmina Burana de Carl Orff em quatro faixas do álbum. Neste disco volta-ram as marcas re-gistradas do Enig-ma, os Cantos Gregorianos e as flautas. Somente ''Gravity Of Love'' e ''Push The Limit'' foram lançadas como single. Este disco marca a estréia do cantor Andru Donalds no projeto Enigma.

Em 2001, Michael lançou o single ''Turn Around'' junto com a coletânea Love Sensuality Devotion - The Greatest Hits e a também coletânea, com o que já havia sido lançado e algumas novidades, Love Sensuality Devotion - The Remixes.

Lançado em 2003, Voyager (Viajante), foi considerado por muitos como uma transformação total do projeto, já que quase todos os elementos que jus-tificavam a assina-tura Enigma (cantos gregorianos, as fa-mosas flautas) não estavam mais pre-sentes nesse álbum, que estava mais eletrônico e diferente, quase uma releitura do projeto. Claro que isso influenciou na maneira dos fãs escutarem e por isso, as vendas não foram boas, pois muitos não apreciaram essa nova sonoridade.

Em 2005 a gravadora do Enigma anunciou o lançamento do single, já atrasado, da música ''Hello And Welcome'' que era dedicada ao boxeador alemão Felix Sturm, que foi anunciado para outubro e foi lançado em novembro (só seria lançado em março de 2006 na Alemanha).

Em 2006, o projeto Enigma finalmente lançou o seu sexto disco, A Posteriori, que contém ''Hello And Welcome''. Destaco ainda, ''Eppur Si Muove'' e ''Goodbye Milky Way''. Este talvez seja o álbum mais sombrio da banda, tendo como tema a Via Láctea e sua destruição prevista para acontecer daqui alguns milhões de anos.

Este álbum propõe uma reflexão sobre vida e morte, a criação e a destruição do  cosmo, claro e escuro, assim como o primeiro álbum, só que desta vez sem a temática sexual, com mais ênfase no dançante. A Posteriori foi lançado bem na época em que a humanidade olhava para o céu e se perguntava sobre se Plutão era planeta ou asteróide e forma uma bela trilha sonora para essa reflexão, já que o abuso dos ecos nas músicas remete a uma jornada pelo espaço sideral.

Seven Lives, Many Faces é o sétimo álbum do projeto Enigma, foi lançado em 2008, teve um desempenho me-lhor nas paradas do que o anterior A Posteriori. Teve como singles as faixas "Seven Lives" "La Puerta Del Cielo" e "The Same Parents". 

Este álbum marcou a volta do estilo que fez do Enigma uma sensação no mundo da música, inovando na mistura de sons e estilos. Com elementos mais intimistas e de fundo natural, em Seven Lives, Many Faces, Michael Cretu cria ares de reflexão, melodias suaves e um verdadeiro deleite aos ouvidos. 

As vendas do álbum foram de 500 mil cópias mundialmente em sua estreia e chegou a mais de 2 milhões de cópias até o momento. Considerando que a musica mundial sofre com downloads ilegais e a pirataria, é um número de vendagem espantoso para um estilo pouco divulgado no mundo da música.

Curiosidades

* No ano de 2001, o Enigma vendeu mais de 100 milhões de álbuns.

* O Enigma não é uma banda propriamente dita,mas um projeto musical, pois os artistas são convidados somente para participarem de determinados álbuns e não do projeto em si. Veja os exemplos: The Angel X forneceu os vocais para ''Return To Innocence''; Ruth-Ann Boyle e Andru Donalds em The Screen Behind The Mirror e Voyageur; Louisa Stanley e Elisabeth Houghton emprestaram suas vozes para ''The Voice Of Enigma'' e ''Knocking On Forbidden Doors'', respectivamente.

* O último registro em álbum de Sandra foi em 2009, quando lançou Back To Life, onde teve dois singles, ''In a Heartbeat'' e ''The Night Is Still Young''. 

* O último registro do Enigma não foi um álbum, já que não lançou nenhum depois de Seven Lives, Many Faces, mas um single, em 2011 chamado ''MMX (The Social Song)'' com a participação nos vocais de Fox Lima.

* Lembram do estúdio que Michael construiu em sua mansão estilo marroquino? Pois nele saem atualmente todo e qualquer projeto em que Michael esteja envolvido. Esse estúdio chama-se A.R.T. (sem pontuação a grafia significa ARTE). O que ele produz senão obras em que envolvem o talento, a arte de um músico.

* Sandra e Michael nasceram no dia 18 de maio, ela em 1962 e ele em 1957.

* Michael e Sandra se divorciaram em 2007, Sandra casou-se novamente, e eles continuam trabalhando juntos, até hoje.

* No vídeo de ''You And I'' que postei para que apreciem, aos 4 minutos da música (que na verdade são vídeos da intimidade do casal), aparece um pedaço da mansão no estilo marroquino que comentei com vocês.

Pois é pessoal, era isso que eu tinha para comentar sobre Michael Cretu, Sandra e Enigma (e ainda falei por tabela do Gregorian, uma das minhas primeiras postagens). 

Muito obrigado por visualizarem meus comentários. espero que tenham gostado desse. Na próxima postagem falarei sobre o fenômeno Mamonas Assassinas

Autor: Carlos Alberto de L. Anchieta

Vejam mais de Michael Cretu, Sandra e Enigma em:










































































































5 comentários:

  1. Parabéns pele postagem ficou excelente, muitos detalhes da banda e dos dois principais artistas Sandra e Michael Cretu.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem, sou muito fã do Michael. Só faltou falar do último álbum lançado em 2016 pela ENIGMA que se chama THE FALL OF A REBEL ANGEL (A queda de um anjo rebelde) que trouxe uma sonoridade mais futurística, sem muito sintetizadores e o estilo retrô antes usados, vale a pena ouvir!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo! Gosto muito de Sandra e Michael. Suas músicas são sensacionais.

    ResponderExcluir
  4. Fantástica a trajetória desses dois, musicas atemporais que vivem em nossas lembranças e que até hoje tocam nas rádios.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...