Olá galera que curte o Blog
do Véio! Que bom poder comentar sobre música e por tabela, sobre bandas e
cantores ou cantoras que fizeram parte em algum momento de nossas vidas. A
banda que vou comentar hoje, com certeza teve alguma música que se encaixa em
alguma parte de sua vida, seja emocional, sentimental ou simplesmente porque
foi tocada exaustivamente, tornando-se pegajosa. Sim, embora poucos conheçam a
banda Toto, mas conhecemos músicas e/ou alguma versão mais atual onde foi
sampleado (recortado) um trecho de alguma música deles. Bem, vamos ao que
interessa...
TOTO
Banda criada em 1977, na
cidade Los Angeles, Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, por seis músicos
de estúdio, que anteriormente haviam trabalhado regularmente com Steely Dan,
Seals And Crofts, Boz Scaggs, Sonny & Cher, e outros artistas. Filho de
Marty Paich, famoso músico e arranjador no mundo musical, o tecladista David
Paich se tornou popular depois de escrever juntamente com Boz Scaggs, o álbum Silk
Degrees. Após tocar em diversas sessões de estúdio com o baterista Jeff
Porcaro, os dois começaram a discutir a possibilidade de formar sua própria
banda. Reuniram-se com o baixista David Hungate, já conhecido pelas turnês com
Boz Scaggs. Também convidaram o guitarrista Steve Lukather e o tecladista Steve
Porcaro, irmão de Jeff, para se juntar ao grupo. Fizeram uma audição teste com
o cantor Bobby Kimball e após aprovado, o grupo começou a trabalhar em seu
primeiro álbum, ainda em 1977, após assinar um contrato com a Columbia Records.
NOME
e ÁLBUM DE ESTREIA
Após escreverem e musicarem as
letras das músicas, a banda entrou em estúdio para gravar o seu primeiro álbum.
Segundo um mito popular, Jeff Porcaro escreveu “Toto” em uma das fitas demo,
para poder distinguí-la de outras no estúdio. Outro rumor associa o nome da
banda ao sobrenome real de Bobby Kimball, Toteaux (que se pronuncia Totô, em
francês), na realidade uma piada popularizada pelo baixista David Hungate.
Mesmo após as gravações terem terminado, eles ainda não tinham um nome para a
banda. Após ler o nome nas fitas demo, David Hungate explicou ao grupo que o
termo “Toto” significava “universal” em latim. Tendo em vista que os integrantes
já haviam tocado em diferentes gravações e gêneros musicais, adotaram o nome
para si, tornando-se, assim, o nome oficial da banda.
O primeiro álbum, de 1978. |
Após o lançamento do
primeiro álbum, Toto, que entrou rapidamente nas paradas musicais, ganhando
popularidade com o single “Hold The Line”,
assim como “I’ll Supply The Love” e “Georgy Porgy”. Décadas mais tarde, “Hold The Line” foi usada na trilha
sonora do jogo eletrônico Grand Theft
Auto: San Andreas, tocando na rádio especializada em rock clássico.
A banda ganhou atenção
internacionalmente e foi indicada ao Grammy de Melhor Artista Novo. No começo
de 1979, a banda partiu para sua primeira turnê norte americana. Para os
concertos eles levaram mais dois músicos, Tom Kelly (guitarra e vocal de apoio)
e Lenny Castro (percussão).
HYDRA
e TURN BACK
Quando a turnê se encerrou,
o grupo começou a trabalhar no álbum seguinte, Hydra, lançado ainda em
1979. Entre os singles estava “99”,
inspirado no filme THX 1138 de George
Lucas (aquele da parte dos efeitos especiais de Guerra nas Estrela e outros).
Foram lançados quatro vídeos musicais do álbum, incluindo a faixa-título, que
apesar disso, nunca foi lançado como single. Apesar de não tão bem sucedido
comercialmente quanto o álbum anterior, Hydra chegou ao disco de ouro, e o
álbum resultou numa turnê tanto para os Estados Unidos quanto para outros
países.
Turn Back de 1981. |
No
início de 1981, lançaram Turn Back, um álbum experimental com
mais guitarras e menos teclados que os anteriores. A música “Goodbye Elenore” foi o único single
lançado pelo mundo. Devido ao
desapontamento comercial, a turnê foi substancialmente menor que as outras.
TOTO IV
Para a banda Toto, 1982
marcou e começou a era mais bem sucedida deles. Após as fracas vendas de Turn
Back, a banda foi pressionada pela gravadora para produzir um novo
sucesso. Com Toto IV, lançaram um dos maiores sucessos da década de 80. O
álbum teve três singles que atingiram o Top 10 da Billboard Hot 100: “Rosanna”, “Africa” e “I Won’t Hold You Back”.
Ao todo, o álbum ganhou seis prêmios no Grammy, incluindo Gravação do Ano para “Rosanna”, Álbum do Ano e Produtor do
Ano. “Rosanna” chegou a ser indicada
várias vezes. O álbum ganhou ainda mais reconhecimento com o lançamento de
outro single, “Make Believe”. A banda
entrou em turnê de divulgação do álbum, e perto do fim dela, Bobby Kimball
quebrou a perna, sendo forçado a se apresentar sempre sentado atrás do piano
nos concertos restantes.
FERGIE
FREDERIKSEN e ISOLATION
Após o lançamento de Toto
IV, o baixista David Hungate deixou o grupo para passar mais tempo com
sua família, se mudando para Nashville (a terra da country music) em 1980, em
busca de uma carreira de produção musical. Mike Porcaro o substituiu no baixo e
apareceu em todos os vídeos musicais do álbum. O cantor Bobby Kimball foi
demitido em 1984, devido a problemas pessoais entre ele e a banda. Richard Page
da banda Mr. Mister chegou a ser convidado para substituí-lo, mas recusou para
continuar em sua própria banda.
Fergie Frederiksen
(ex-Trillion e ex-Louisiana’s LeRoux) foi o escolhido como novo vocalista, e a
banda gravou Isolation, lançado em novembro de 1984. Apesar de Bobby Kimball
ainda cantar em parte das faixas já gravadas antes de sair, a quantidade exata
é desconhecida. David Paich diz ser cerca de um terço das músicas, Steve
Lukather também diz ser somente três ou quatro faixas, mas Bobby Kimball afirma
ser a maioria do álbum. Entretanto, alguns dos vocais de apoio de Bobby Kimball
foram deixados na gravação. Apesar de ter tido um sucesso comercial, Isolation
não alcançou Toto IV, chegando a receber somente disco de ouro.
FAHRENHEIT
e THE SEVENTH ONE
No encerramento da turnê de Isolation,
Fergie Frederiksen também foi demitido. Steve Lukather alegou que a banda não
se entrosava bem com ele em estúdio (“Ah!
Que saudades do Bobby!!!”). As audições para um novo vocalista resultaram
na escolha de Joseph Williams, filho de John Williams, um famoso compositor e
da atriz Barbara Ruick. Com a nova formação, escreveram e gravaram Fahrenheit,
lançado em outubro de 1986, que já havia sido começado com a presença de Fergie
Frederiksen. A faixa “Could This Be Love”
chegou a ser lançada com o vocal de apoio de Frederiksen.
Fahrenheit
mostrou a banda se voltando para o pop, apresentando os singles “I’ll Be Over You” e “Without Your Love”. Também há a
composição instrumental “Don’t Stop Me
Now”, com a participação do notável músico de jazz Miles Davis. No vídeo
musical de “Till The End”, a até
então desconhecida coreógrafa e futura cantora Paula Abdul apareceu como
dançarina. Após o fim da turnê em 1987, Steve Porcaro deixou o grupo para a
composição de trilhas sonoras para cinema e televisão. Apesar de não tão bem
sucedido quanto aos anteriores, oálbum chegou anos mais tarde ao disco de ouro,
em outubro de 1994.
Steve Porcaro acabou nunca
sendo substituído, e o grupo continuou com somente cinco integrantes. Apesar
dele ajudar o grupo de vez em quando nos sintetizadores dos álbuns seguintes, e
aparecendo na turnê de 1988, David Paich assumiu grande parte do trabalho nos
teclados a partir de então. Em 1988 a banda lançou seu próximo álbum The
Seventh One, com Jon Anderson do Yes no vocal de apoio do single “Stop Loving You”.
PAST TO PRESENT e JEAN-MICHEL
BYRON
Apesar do sucesso da turnê
de The
Seventh One, após seu fim, a banda decidiu substituir o vocalista
Joseph Williams. Durante a parte europeia da turnê, o cantor havia perdido sua
voz em diversas apresentações, devido à uma combinação de gripe e abuso de
festas e drogas, levando o restante do grupo a decidir em favor da mudança. A banda
queria reunir o vocalista original Bobby Kimball (Ah! Que saudades do Bobby!!!) para gravar sua novas músicas, mas a
gravadora insistiu na contratação do cantor sul-africano Jean-Michel Byron. Com
ele, a banda gravou quatro novas músicas, incluídas no álbum de coletâneas Past
To Present 1977 – 1990, lançado em 1990.
Logo após o fim da turnê de divulgação
do álbum, tornou-se claro que a imagem e a apresentação de Byron não combinava
com a visão da banda para seus concertos, e ele foi demitido (Ah! Que saudades do Bobby!!!). Devido à
recepção negativa do músico em relação aos fãs da banda, a maioria de suas
apresentações foram excluídas do álbum de vídeo Toto Live, sendo ele
registrado nos créditos como vocalista de apoio.
Bem pessoal, aqui encerro a primeira parte da história dessa banda que tocou nas FMs do mundo, durante as décadas de 70, 80 e 90 e que animou muitas festinhas de garagem da época. Saudades a parte, fiquem com mais de Toto em:
Bem pessoal, aqui encerro a primeira parte da história dessa banda que tocou nas FMs do mundo, durante as décadas de 70, 80 e 90 e que animou muitas festinhas de garagem da época. Saudades a parte, fiquem com mais de Toto em:
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