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quinta-feira, 28 de julho de 2016

TOTO - PARTE 1


Olá galera que curte o Blog do Véio! Que bom poder comentar sobre música e por tabela, sobre bandas e cantores ou cantoras que fizeram parte em algum momento de nossas vidas. A banda que vou comentar hoje, com certeza teve alguma música que se encaixa em alguma parte de sua vida, seja emocional, sentimental ou simplesmente porque foi tocada exaustivamente, tornando-se pegajosa. Sim, embora poucos conheçam a banda Toto, mas conhecemos músicas e/ou alguma versão mais atual onde foi sampleado (recortado) um trecho de alguma música deles. Bem, vamos ao que interessa...

TOTO
Banda criada em 1977, na cidade Los Angeles, Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, por seis músicos de estúdio, que anteriormente haviam trabalhado regularmente com Steely Dan, Seals And Crofts, Boz Scaggs, Sonny & Cher, e outros artistas. Filho de Marty Paich, famoso músico e arranjador no mundo musical, o tecladista David Paich se tornou popular depois de escrever juntamente com Boz Scaggs, o álbum Silk Degrees. Após tocar em diversas sessões de estúdio com o baterista Jeff Porcaro, os dois começaram a discutir a possibilidade de formar sua própria banda. Reuniram-se com o baixista David Hungate, já conhecido pelas turnês com Boz Scaggs. Também convidaram o guitarrista Steve Lukather e o tecladista Steve Porcaro, irmão de Jeff, para se juntar ao grupo. Fizeram uma audição teste com o cantor Bobby Kimball e após aprovado, o grupo começou a trabalhar em seu primeiro álbum, ainda em 1977, após assinar um contrato com a Columbia Records.
NOME e ÁLBUM DE ESTREIA
Após escreverem e musicarem as letras das músicas, a banda entrou em estúdio para gravar o seu primeiro álbum. Segundo um mito popular, Jeff Porcaro escreveu “Toto” em uma das fitas demo, para poder distinguí-la de outras no estúdio. Outro rumor associa o nome da banda ao sobrenome real de Bobby Kimball, Toteaux (que se pronuncia Totô, em francês), na realidade uma piada popularizada pelo baixista David Hungate. Mesmo após as gravações terem terminado, eles ainda não tinham um nome para a banda. Após ler o nome nas fitas demo, David Hungate explicou ao grupo que o termo “Toto” significava “universal” em latim. Tendo em vista que os integrantes já haviam tocado em diferentes gravações e gêneros musicais, adotaram o nome para si, tornando-se, assim, o nome oficial da banda.

O primeiro álbum, de 1978.

Após o lançamento do primeiro álbum, Toto, que entrou rapidamente nas paradas musicais, ganhando popularidade com o single “Hold The Line”, assim como “I’ll Supply The Love” e “Georgy Porgy”. Décadas mais tarde, “Hold The Line” foi usada na trilha sonora do jogo eletrônico Grand Theft Auto: San Andreas, tocando na rádio especializada em rock clássico.
A banda ganhou atenção internacionalmente e foi indicada ao Grammy de Melhor Artista Novo. No começo de 1979, a banda partiu para sua primeira turnê norte americana. Para os concertos eles levaram mais dois músicos, Tom Kelly (guitarra e vocal de apoio) e Lenny Castro (percussão).


HYDRA e TURN BACK
Quando a turnê se encerrou, o grupo começou a trabalhar no álbum seguinte, Hydra, lançado ainda em 1979. Entre os singles estava “99”, inspirado no filme THX 1138 de George Lucas (aquele da parte dos efeitos especiais de Guerra nas Estrela e outros). Foram lançados quatro vídeos musicais do álbum, incluindo a faixa-título, que apesar disso, nunca foi lançado como single. Apesar de não tão bem sucedido comercialmente quanto o álbum anterior, Hydra chegou ao disco de ouro, e o álbum resultou numa turnê tanto para os Estados Unidos quanto para outros países.

Turn Back de 1981.

No início de 1981, lançaram Turn Back, um álbum experimental com mais guitarras e menos teclados que os anteriores. A música “Goodbye Elenore” foi o único single lançado  pelo mundo. Devido ao desapontamento comercial, a turnê foi substancialmente menor que as outras.

TOTO IV
Para a banda Toto, 1982 marcou e começou a era mais bem sucedida deles. Após as fracas vendas de Turn Back, a banda foi pressionada pela gravadora para produzir um novo sucesso. Com Toto IV, lançaram um dos maiores sucessos da década de 80. O álbum teve três singles que atingiram o Top 10 da Billboard Hot 100: “Rosanna”, “Africa” e “I Won’t Hold You Back”. Ao todo, o álbum ganhou seis prêmios no Grammy, incluindo Gravação do Ano para “Rosanna”, Álbum do Ano e Produtor do Ano. “Rosanna” chegou a ser indicada várias vezes. O álbum ganhou ainda mais reconhecimento com o lançamento de outro single, “Make Believe”. A banda entrou em turnê de divulgação do álbum, e perto do fim dela, Bobby Kimball quebrou a perna, sendo forçado a se apresentar sempre sentado atrás do piano nos concertos restantes.
FERGIE FREDERIKSEN e ISOLATION
Após o lançamento de Toto IV, o baixista David Hungate deixou o grupo para passar mais tempo com sua família, se mudando para Nashville (a terra da country music) em 1980, em busca de uma carreira de produção musical. Mike Porcaro o substituiu no baixo e apareceu em todos os vídeos musicais do álbum. O cantor Bobby Kimball foi demitido em 1984, devido a problemas pessoais entre ele e a banda. Richard Page da banda Mr. Mister chegou a ser convidado para substituí-lo, mas recusou para continuar em sua própria banda.


Fergie Frederiksen (ex-Trillion e ex-Louisiana’s LeRoux) foi o escolhido como novo vocalista, e a banda gravou Isolation, lançado em novembro de 1984. Apesar de Bobby Kimball ainda cantar em parte das faixas já gravadas antes de sair, a quantidade exata é desconhecida. David Paich diz ser cerca de um terço das músicas, Steve Lukather também diz ser somente três ou quatro faixas, mas Bobby Kimball afirma ser a maioria do álbum. Entretanto, alguns dos vocais de apoio de Bobby Kimball foram deixados na gravação. Apesar de ter tido um sucesso comercial, Isolation não alcançou Toto IV, chegando a receber somente disco de ouro.


FAHRENHEIT e THE SEVENTH ONE
No encerramento da turnê de Isolation, Fergie Frederiksen também foi demitido. Steve Lukather alegou que a banda não se entrosava bem com ele em estúdio (“Ah! Que saudades do Bobby!!!”). As audições para um novo vocalista resultaram na escolha de Joseph Williams, filho de John Williams, um famoso compositor e da atriz Barbara Ruick. Com a nova formação, escreveram e gravaram Fahrenheit, lançado em outubro de 1986, que já havia sido começado com a presença de Fergie Frederiksen. A faixa “Could This Be Love” chegou a ser lançada com o vocal de apoio de Frederiksen.
Fahrenheit mostrou a banda se voltando para o pop, apresentando os singles “I’ll Be Over You” e “Without Your Love”. Também há a composição instrumental “Don’t Stop Me Now”, com a participação do notável músico de jazz Miles Davis. No vídeo musical de “Till The End”, a até então desconhecida coreógrafa e futura cantora Paula Abdul apareceu como dançarina. Após o fim da turnê em 1987, Steve Porcaro deixou o grupo para a composição de trilhas sonoras para cinema e televisão. Apesar de não tão bem sucedido quanto aos anteriores, oálbum chegou anos mais tarde ao disco de ouro, em outubro de 1994.


Steve Porcaro acabou nunca sendo substituído, e o grupo continuou com somente cinco integrantes. Apesar dele ajudar o grupo de vez em quando nos sintetizadores dos álbuns seguintes, e aparecendo na turnê de 1988, David Paich assumiu grande parte do trabalho nos teclados a partir de então. Em 1988 a banda lançou seu próximo álbum The Seventh One, com Jon Anderson do Yes no vocal de apoio do single “Stop Loving You”.
PAST TO PRESENT e JEAN-MICHEL BYRON
Apesar do sucesso da turnê de The Seventh One, após seu fim, a banda decidiu substituir o vocalista Joseph Williams. Durante a parte europeia da turnê, o cantor havia perdido sua voz em diversas apresentações, devido à uma combinação de gripe e abuso de festas e drogas, levando o restante do grupo a decidir em favor da mudança. A banda queria reunir o vocalista original Bobby Kimball (Ah! Que saudades do Bobby!!!) para gravar sua novas músicas, mas a gravadora insistiu na contratação do cantor sul-africano Jean-Michel Byron. Com ele, a banda gravou quatro novas músicas, incluídas no álbum de coletâneas Past To Present 1977 – 1990, lançado em 1990.



Logo após o fim da turnê de divulgação do álbum, tornou-se claro que a imagem e a apresentação de Byron não combinava com a visão da banda para seus concertos, e ele foi demitido (Ah! Que saudades do Bobby!!!). Devido à recepção negativa do músico em relação aos fãs da banda, a maioria de suas apresentações foram excluídas do álbum de vídeo Toto Live, sendo ele registrado nos créditos como vocalista de apoio.

Bem pessoal, aqui encerro a primeira parte da história dessa banda que tocou nas FMs do mundo, durante as décadas de 70, 80 e 90 e que animou muitas festinhas de garagem da época. Saudades a parte, fiquem com mais de Toto em:




















































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