Olá galera que curte o Blog
Opinião do Véio! Agora vou comentar a carreira do U2 de 2000 a 2015, fase essa
onde eles lançaram 04 álbuns oficiais, 03 coletâneas (“The Best Of 1990 –
2000”, “The Best Of 1990 – 2000 & B-Sides” e “U218 Singles”), 01 edição
limitada (“Duals”), 04 Extended Plays (EPs), 09 álbuns ao vivo, 01 álbum de
remixes (“Artificial Horizon’’), 07 DVDs, 02 filmes/documentários e 03 álbuns
de trilha sonora: “The Million Dollar Hotel”, “Linear” e “Spider-Man: Turn Off
The Dark”.
All That You Can't Leave Behind e
How To Dismantle An Atomic Bomb
(2000 – 2006)
Após a recepção
comparativamente pobre de Pop (1997), a banda declarou que
eles "reaplicariam ao trabalho... de uma das melhores bandas do
mundo", e desde então, têm perseguido por um som de rock mais convencional
misturado por suas influências de suas explorações musicais na década de 1990.
A capa do álbum de 2000. |
O álbum All That You Can't Leave Behind foi lançado em outubro de 2000,
e foi produzido por Brian Eno e Daniel Lanois. Para muitos que não foram
conquistados pelas músicas do grupo nos anos 1990, considerou-se um retorno à
graça. A Rolling Stone disse que era a "terceira obra-prima" do U2,
ao lado de The Joshua Tree (1987) e Achtung Baby (1991). O álbum estreou
na posição de número 1 em 22 países e seu single de sucesso mundial, "Beautiful
Day", ganhou três Prémios Grammy.
O palco em forma de coração da Elevation Tour. |
Para a Elevation Tour, o U2
realizou um ambiente em escala reduzida, retornando para arenas, depois de dez
anos de produções em estádios. Um palco em forma de coração e uma rampa
permitindo uma maior proximidade ao público. Após os ataques de 11 de setembro,
o novo álbum ganhou uma ressonância adicionada, e, em outubro, o grupo realizou
um concerto no Madison Square Garden, em Nova Iorque. Bono e The Edge disseram
mais tarde que esses shows em Nova Iorque estavam entre suas performances mais
memoráveis e emocionais. No início de 2002, a banda realizou um show durante o
intervalo do Super Bowl XXXVI, onde homenagearam as vítimas dos ataques de 11
de setembro de 2001, que, de acordo com a Sports Illustrated, foi o melhor show
de intervalo da história do Super Bowl.
O U2 durante o intervalo do Super Bowl XXXVI, no início de 2002, homenageando as vítimas do 11 de setembro. |
O álbum de estúdio seguinte,
How
To Dismantle An Atomic Bomb, foi lançado em novembro de 2004. A banda
estava procurando um som de rock mais difícil de tocar do que All That You
Can't Leave Behind (2000). Tematicamente, Bono afirmou que "muitas das
canções, são hinos de ingenuidade, uma rejeição à sabedoria". O primeiro
single, "Vertigo", foi apresentado na televisão em um comercial
exibido internacionalmente pelo iPod da Apple, por um iPod especial do U2 e pela
caixa especial The Complete U2 (2004), que foram lançadas como parte da
promoção com a Apple.
A capa do álbum de 2004. |
O álbum estreou no número 1 nos Estados Unidos, onde as
vendas da primeira semana foi o dobro das vendas de All That You Can't Leave Behind,
estabelecendo um recorde para a banda. Afirmando-o como um dos concorrentes dos
três melhores álbuns do U2, Bono disse: "Não há canções fracas. Mas, como
um álbum, o todo não é maior que a soma de suas partes, e isso me irrita".
Show da Vertigo Tour. |
A Vertigo
Tour contou com um setlist
que variaram mais do que em datas de qualquer turnê da banda desde Lovetown
Tour, e incluiu músicas não tocadas desde 1980. Como a Elevation
Tour, a Vertigo Tour foi um sucesso comercial. O álbum e seus singles
ganharam Prémios Grammy em todas as oito categorias em que o grupo foi nomeado.
O
filme 3D do concerto-filme, U2 3D, foi rodado em nove concertos
durante a América Latina e na etapa australiana da Vertigo Tour, sendo
lançado em 23 de janeiro de 2008.
Em agosto de 2006, a banda
incorporou seu negócio editorial nos Países Baixos após o nivelamento da
isenção dos artistas irlandeses no imposto de duzentos e cinquenta mil euros.
The Edge afirmou que as empresas, muitas vezes, buscavam minimizar os seus
encargos fiscais, movimento este criticado pelo parlamento irlandês. A banda
disse que a crítica era injusta, afirmando que a aproximidade de 95% de suas
atividades teve lugar fora da Irlanda, que fossem tributadas a nível mundial
devido a isso, e que estavam "todos os investidores pessoais e
empregadores no país".
Em março de 2008, o U2 assinou um contrato de 12
anos com a Live Nation, no valor de cem milhões de dólares, o que inclui o
controle da Live Nation sobre a mercadoria da banda, patrocínio e seu site
oficial.
No Line On The Horizon (2007–2011)
A gravação para o décimo
segundo álbum de estúdio do U2, No Line On The Horizon (2009),
começou com o produtor Rick Rubin em 2006, mas as sessões foram de curta
duração e o material foi arquivado. Em junho de 2007, a banda começou as novas
sessões com Brian Eno e Daniel Lanois, que contribuíram não só como produtores,
mas pela primeira vez com o U2, como compositores também.
O álbum de 2009, em uma edição limitada. |
A gravação continuou
até dezembro de 2008 nos Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda e Fez, no
Marrocos, onde a banda explorou a música norte africana. Pretendia ser um
trabalho mais experimental do que seus dois álbuns anteriores, sendo lançado em
fevereiro de 2009, recebendo críticas positivas, incluindo a sua primeira
revisão de cinco estrelas da Rolling Stone. Os críticos, no entanto, observaram
que não era tão experimental como o esperado. O álbum estreou no número 1 em
mais de 30 países, mas as vendas do álbum foram relativamente baixas para os
padrões da banda e não continha um single de sucesso.
O grupo começou a U2
360° Tour em 2009. A turnê contou com a maior estrutura de palco em
concertos, apelidado de "garra", e um de seus 360º de configuração de
teste/audiência que os fãs eram permitidos cercar todos os lados do palco. A
turnê visitou os estádios da Europa e Estados Unidos em 2009. No final do ano,
a Rolling Stone disse que o U2 era um dos oito "Artistas da Década".
A turnê da banda os classificou na segunda posição em total de concertos da
década, atrás de The Rolling Stones, embora a banda tivesse um lucro
significantemente superior em relação aos Stones. Eles foram a única banda do
"top 25" da década de 2000, a vender por fora cada show que eles
tocaram.
A 360º Tour no Brasil. |
O U2 retomou a 360º Tour em 2010, com as etapas na
Europa, Austrália e Nova Zelândia. No entanto, sua aparência em manchete
agendada ao Festival de Glastonbury 2010 e sua etapa norte-americana naquele ano,
foram adiadas após uma lesão séria que Bono sofreu. Estas aparições foram
reprogramadas para 2011, após a etapa sul-africana e América do Sul e do
Festival de Glastonbury 2011. A turnê foi concluída em julho de 2011, com uma
renda bruta de mais de 736 milhões de dólares, e um atendimento total de
7.268.430 espectadores, ambos os valores, recorde para uma única turnê. A
revista Forbes estima que a banda ganhou 78 milhões de dólares, entre maio de
2011 e maio de 2012, tornando-se o quarto artista musical mais bem pagos.
Songs Of Innocence e Songs Of Experience
(2013 - Presente)
Em novembro de 2013, o
empresário de longa data da banda, Paul McGuinness, desceu de seu posto como
parte de um acordo com a Live Nation, para adquirir sua empresa de gestão, Principle
Management. McGuinness, que trabalhou por 35 anos com o grupo, foi sucedido por
Guy Oseary. No fim de 2013, a banda interrompeu as gravações do 13º álbum de
estúdio para gravar a canção "Ordinary Love", como parte da trilha
sonora do filme Mandela: Long Walk To Freedom (2013), depois de receber um
convite do produtor cinematográfico Harvey Weinstein. A faixa, escrita em
homenagem a Nelson Mandela, ganhou o Prêmios Globo de Ouro para "Melhor
Canção Original" de 2014.
A capa do álbum em que o U2 participou com "Ordinary Love". |
No início de 2014, em parceria com a organização
não governamental, Red, também co-fundada por Bono, e com o Bank of America, a
banda lançou a canção "Invisible". Divulgada inicialmente no
intervalo do Super Bowl XLVIII, o trabalho foi disponibilizado gratuitamente
para download por 36 horas no iTunes Store. Para cada download realizado, o
Bank of America se comprometeu a doar um dólar para o combate o Fundo Global de
Luta contra Aids, Tuberculose e Malária. Após o período para downloads, a
iniciativa arrecadou cerca de 3 milhões de dólares.
Em 9 de setembro de 2014, a
banda anunciou sem aviso prévio o lançamento do 13º álbum de estúdio, Songs
of Innocence (2014), sendo anunciada em um evento da Apple, lançado no
mesmo dia, gratuitamente aos clientes do iTunes. O lançamento fez o álbum disponível
para mais de 500 milhões de clientes do iTunes em que o CEO da Apple, Tim Cook,
afirmou que o álbum "seria o maior lançamento do álbum de todos os
tempos". A Apple teria pago à Universal Music Group e ao U2 um montante
fixo para um período de exclusividade de cinco semanas, e gastou 100 milhões de
dólares americanos em uma campanha promocional.
A capa do álbum de 2014, que causou polêmica. |
Produzido por Danger Mouse,
Paul Epworth, Ryan Tedder, Declan Gaffney e colaborador de longa data, Flood, Songs
of Innocence relembra a juventude dos membros do grupo na Irlanda, em
homenagem a inspirações musicais, tocando as experiências de infância, amores e
arrependimentos. Bono descreveu como "o álbum mais pessoal que eu
escrevi". Parte da imprensa e os consumidores foram críticos na estratégia
de divulgação, que envolveu a adição automática do álbum para as contas dos
usuários do iTunes sem o seu consentimento. A turnê da banda foi interrompida,
após Bono ficar gravemente ferido em um acidente de bicicleta no Central Park,
em 16 de novembro de 2014, com fraturas no ombro, úmero, órbita, e no dedo
mínimo. Na época, Bono afirmou que era incerto se ele poderia ou não, ser capaz
de tocar guitarra novamente.
POLÊMICA
NA RÚSSIA
Em abril de 2015, um
político russo disse que a capa do disco Songs Of Innocence era propaganda
gay à menores. De acordo com o site do jornal britânico The Guardian, Alexander
Starovoitov, integrante do partido de direita LDPR, fez uma denúncia à Procuradoria-Geral
para investigar a Apple, acusando a empresa de divulgar conteúdo ilegal a
menores de idade.
A foto, tirada por Glen
Luchford, traz Larry Mullen Jr., baterista da banda, junto ao filho dele,
Aaron, que tem 18 anos. Na imagem, os dois aparecem sem camisa, se abraçando,
com a cabeça de Mullen encostada na altura da barriga do filho.
As acusações de Starovoitov
ainda incluem afirmações de que a capa que estampa o lançamento físico, e não
o digital, feito pela Apple, promove o sexo entre homens e, de acordo com The
Guardian, um advogado já chegou a anunciar que está pronto para processar a
Apple pelos danos morais causados ao filho dele.
U2 Censurado: capa do álbum de 2014, encobrindo o rosto de Larry. |
Na época do lançamento, o
líder do U2, Bono, comentou a escolha da foto: “Sempre cultivamos a comunidade
no U2, a reunião da família e dos amigos”. Songs Of Innocence é o disco mais
íntimo que fizemos em todos os tempos.” Ele acrescentou: “Com este álbum,
estamos buscando o bruto, o nu e o pessoal, para voltar ao essencial... abraçar
a própria inocência é bem mais difícil do que se agarrar a outra pessoa”.
Agora, o U2 Songs (antigo U2
Wanderer), mostra que o U2 claramente está sendo censurado na Rússia com a capa
do álbum. Uma embalagem diferente está sendo usada em Songs Of Innocence naquele país, trazendo um sticker com o desenho que simboliza o álbum (que é a
tatuagem do ombro de Larry Mullen). Só que este sticker está
sendo usado apenas para esconder parte da foto da capa, e foi colocado
estrategicamente para cobrir Larry Mullen e descaracterizar a foto real.
A banda embarcou na turnê Innocence
+ Experience Tour em apoio ao álbum, dando início em 14 de maio de
2015. Composta por 76 shows, a turnê visitou arenas na América do Norte e
Europa, entre maio a dezembro de 2015. O grupo estruturou seus concertos em
torno de uma narrativa solta de "inocência" a passar para
"experiência", com um setlist
fixo de canções para o primeiro semestre de cada show, e uma segunda metade
variável, separadas por um intervalo.
A turnê Innocence + Experience em Paris. |
No total, a turnê arrecadou mais de 152
milhões de dólares e mais de 1,29 milhões de bilhetes vendidos. Os dois shows
de encerramento da turnê, em Paris, foram remarcadas propositalmente devido
ataques de novembro de 2015 em Paris, sendo filmado para transmissão pela rede
de televisão americana HBO.
Fiquem com mais de U2 em:
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