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quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

U2 – A BANDA QUE COLOCOU A IRLANDA NO MAPA MUSICAL - PARTE 2



Olá galera que curte o Blog Opinião do Véio! Estou aqui, mais uma vez, para comentar sobre uma banda irlandesa que conquistou o planeta com suas músicas de protesto, religião e conscientização, seja sobre o meio ambiente, seja sobre o comportamento fraternal. Esta é a segunda parte sobre a obra e projetos que o U2 consolidou no período da metade dos anos 80 até um pouco mais da metade dos 90.


The Joshua Tree e Rattle And Hum (1986 – 1989)

"A beleza selvagem, a riqueza cultural, o vago espírito e violência feroz da América, são explorados para o efeito atraente em praticamente todos os aspectos de The Joshua Tree — no título e na capa, o blues e os empréstimos evidentes do país na música... De fato, Bono diz que o 'desarmamento da mitologia americana' é uma parte importante do objetivo de The Joshua Tree." — Anthony DeCurtis.

Capa do álbum de 1987.

Para seu quinto álbum, The Joshua Tree (1987), a banda queria construir as mesmas texturas de The Unforgettable Fire (1984), mas em vez de sair a experimentação do foco, eles procuraram um som mais difícil de atingir, usando as limitações das estruturas das canções.  Consciente de que "o U2 não tinha tradição" e que seu conhecimento musical no seu início era limitado, o grupo aprofundou-se na raiz da música americana e da música irlandesa.

Amizades com Bob Dylan, Van Morrison e Keith Richards motivou a banda a explorar o blues, música folclórica e música gospel, focando as habilidades de composições e letras de Bono. Em 1986 a banda interrompeu suas sessões de gravação do álbum para servir como manchete na ação da Anistia Internacional da turnê A Conspiracy Of Hope Tour. Ao invés de ser somente uma distração, a turnê acrescentou uma intensidade extra e foco para seu novo material. Em 1986, Bono viajou para El Salvador e Nicarágua, vendo em primeira mão, o sofrimento dos camponeses intimidados em conflitos internos que foram sujeitos à política da intervenção americana. A experiência tornou-se uma influência importante no novo estilo musical.

A árvore do encarte do álbum de 1987.

Quando perguntado sobre a capa do álbum, onde aparecia uma árvore retratada no encarte do álbum , Adam Clayton disse: "O deserto era imensamente inspirador para nós, como uma imagem mental para este registro".

The Joshua Tree foi lançado em março de 1987. O álbum sobrepõe a antipatia americana contra a profunda fascinação do grupo com o país, seus amplos espaços, liberdade e ideais. A banda queria uma música com um sentido de localização e uma qualidade cinematográfica. Queria a música do registro e as letras extraídas em imagens criadas por escritores americanos, cujos trabalhos a banda vinha lendo. The Joshua Tree tornou-se um dos álbuns mais vendidos da história das paradas britânicas, liderando a Billboard 200 nos Estados Unidos por nove semanas consecutivas.

O primeiro dos singles, "With Or Without You" e "I Still Haven't Found What I'm Looking For", rapidamente tornaram-se o hit de número 1 do grupo, nos Estados Unidos. Eles tornaram-se a 4ª banda de rock a ser destaque na capa da revista Time, que declarou o U2 como a "bilheteria mais quente do rock". O álbum ganhou seus primeiros dois Prêmios Grammy, trazendo à banda um novo nível de sucesso. Muitas publicações, incluindo a Rolling Stone, os citaram como um dos maiores do rock. A The Joshua Tree Tour foi a primeira turnê em que a banda fez concertos em estádios, ao lado de arenas menores.

Capa do álbum de 1988.

O álbum e documentário Rattle And Hum (1988), continha imagens gravadas da turnê de The Joshua Tree, e que acompanha o álbum duplo de mesmo nome, inclui nove faixas de estúdio e seis performances ao vivo do U2. Lançado em outubro de 1988, o álbum e o filme foram concebidos como um tributo à música americana, incluindo gravações no Sun Studios em Memphis e performances com Bob Dylan e B. B. King. Rattle And Hum teve uma performance modesta na bilheteria e recebeu críticas mistas de ambos os filmes e críticos musicais. Um editor da Rolling Stone falou da excitação do álbum, enquanto outros, a descreviam como "bombástica e equivocada". O diretor do filme, Phil Joanou, o descreveu como "um olhar pretensioso do U2".

A LoveTown Tour, com B. B. King.

A maioria do novo material do álbum foi tocado em 1989, na turnê Lovetown Tour, fazendo shows na Austrália, Japão e Europa, porque a banda queria evitar a reação norte-americana. Além disso, eles cresceram insatisfeitos com suas performances ao vivo. Mullen disse: "Fomos os maiores, mas não fomos os melhores". Com uma sensação de estagnação musical, Bono disse aos fãs em uma das últimas datas da turnê que era "o fim de algo para o U2", e que eles tinham que "ir embora [...] e tudo apenas como um sonho novamente".

Achtung Baby e Zooropa (1990 – 1993)

"A moda das palavras neste disco foram: inútil, descartável, obscura, sexy, industrial (muito bom), sério, educado, doce, justo, rock e linear (muito ruim). Era bom se uma canção levava você em uma viagem ou se fez você pensar que seu ‘riff’ estava quebrado, ruim se fizesse você lembrar dos estúdios de gravação ou do U2...". — Brian Eno, durante a gravação de Achtung Baby.

Incomodados com a crítica de Rattle And Hum (1988), a banda procurou transformar-se musicalmente. Buscando inspiração na véspera da reunificação alemã, que começou a trabalhar em Achtung Baby no Hansa Studios em Berlim, em outubro de 1990, com os produtores Daniel Lanois e Brian Eno. As sessões foram repletas de conflitos, como a banda argumentou sobre a sua direção musical e a qualidade de seu material. Enquanto Clayton e Mullen preferiram um som semelhante ao trabalho anterior do U2, Bono e The Edge foram inspirados pela música industrial e música eletrônica europeia, e defendeu uma mudança no estilo musical. Semanas de tensão e de progresso lento, chegaram a considerar romper a banda, mas eles fizeram um grande avanço com a redação improvisada da canção "One". Eles voltaram para Dublin em 1991, onde a moral melhorou e a maioria do álbum foi concluída.


A Zoo TV Tour foi um intenso evento de multimídia, com um palco que usou dezenas de telas de vídeo.

Em novembro de 1991, o U2 lançou Achtung Baby. O álbum representou a mudança calculada na direção musical e temática para o grupo. Mudança essa que foi uma das  mais dramáticos desde The Unforgettable Fire. Em termos sonoros, o álbum obteve influências do rock alternativo, dance music e música industrial da época, com a banda referindo-se à sua partida musical como "quatro homens derrubando The Joshua Tree". Tematicamente, foi um registro mais introspectivo e pessoal, era mais sombria, entretanto, às vezes, mais irreverente do que os trabalhos anteriores da banda. Comercialmente e criticamente, tem sido um dos maiores sucessos da banda. O álbum gerou cinco singles de sucesso nas paradas, incluindo "The Fly", "Mysterious Ways" e "One", sendo uma parte crucial do início da reinvenção da banda na década de 1990. Tal como The Joshua Tree (1987), muitas publicações citaram o álbum como um dos maiores do rock.

Capa do álbum de 1991.

Como Achtung Baby (1991), a Zoo TV Tour de 1992 e 1993, foi uma ruptura inequívoca com o passado da banda. Em contraste com as configurações de estágio austero de eventuais turnês anteriores do U2, a Zoo TV foi um evento elaborado em multimídias. É satirizado o caráter universal da televisão e sua indefinição de notícias, entretenimento, e das televendas, tentando incutir uma "sobrecarga sensorial" em sua audiência. Foi caracterizada por grandes telas de vídeos, que mostravam os efeitos visuais, videoclipes aleatórios da cultura pop e frases de textos piscando. Considerando que a banda era conhecida por suas sérias performances ao vivo na década de 1980, os concertos da Zoo TV Tour foram intencionalmente ironizadas e auto-depreciativas. No palco, Bono realizava vários personagens, incluindo "The Fly", Mirror Ball Man, e MacPhisto. Trotes por telefones foram feitos para o ex-presidente George W. Bush, às Nações Unidas e outros. Ao vivo por ligação via satélite, mostrava a controvérsia causada na guerra de Sarajevo.

Bono como MacPhisto.

Durante uma pausa da turnê Zoo TV em meados de 1993, o álbum Zooropa deu sequência a muitos dos temas de Achtung Baby e da própria turnê. Inicialmente concebido como um EP, a banda expandiu Zooropa inteiramente em um álbum LP. Foi uma partida ainda maior a partir de seus estilos anteriores, incorporando influência dance e outros efeitos eletrônicos. Johnny Cash participou nos vocais da canção "The Wanderer". 

Capa do álbum de 1993.

A maioria das canções foram tocadas pelo menos uma vez durante as etapas da turnê em 1993, visitando a Europa, Austrália, Nova Zelândia e Japão. Metade das faixas do álbum tornaram-se comuns no setlist da banda. Embora o sucesso comercial de Zooropa tivesse ganhado o "Melhor Álbum Alternativo", a banda considera o álbum como uma mistura de sentimentos, porque eles sentiam que era mais um interlúdio.

Passengers e Pop (1994 – 1997)

Capa do álbum de 1995, do Passengers.

Em 1995, o U2 lançou um álbum experimental chamado Original Soundtracks 1. Brian Eno, produtor de três álbuns anteriores do U2, contribuiu como um parceiro integral, incluindo a escrita e gravação. Por esta razão e devido à natureza altamente experimental do disco, a banda optou por lançá-la sob o apelido de Passengers para distingui-lo dos álbuns convencionais do grupo. Mullen disse sobre o álbum: "Há uma linha fina entre a música interessante e autoindulgência”. Foi comercialmente desperdiçada pelos padrões do U2, recebendo várias críticas negativas. No entanto, o single "Miss Sarajevo" com Luciano Pavarotti, Bono o cita como uma de suas canções favoritas do grupo, sendo bem sucedida.

"Não é o suficiente para escrever uma grande letra. Não é o suficiente para ter uma boa ideia. Muitas coisas têm que vir junto, e então, você tem que ter a capacidade de disciplina e de amparo. Devemos dar esse álbum a um remix, voltar ao que estava inicialmente previsto". — Bono, comentando sobre o álbum Pop.

Em 1997, a banda lançou o álbum Pop, sendo a continuação de sua experimentação, loop, programação, sequenciamento, ritmo e amostragem, fornecem ao álbum pesados ritmos de funky dance. Lançado em março, o álbum estreou no número 1 em 35 países e atraiu principalmente comentários positivos. A Rolling Stone, por exemplo, declarou que o U2 tinha desafiado as probabilidades e fizeram algumas das maiores músicas de suas vidas. Outros achavam que o álbum foi uma grande decepção e as vendas eram baixas em comparação com os álbuns anteriores. A banda apressou-se em terminar o álbum a tempo para a turnê iminente pré-agendado, e Bono admitiu que o álbum "não comunicou a forma com que foi intencionada".

A capa do álbum de 1997.

A turnê subsequente, Popmart Tour, foi iniciada em abril de 1997. Como a Zoo TV, ela ironizou a cultura pop e tinha a intenção de enviar uma mensagem sarcástica os que acusaram o U2 de comercialismo. O estágio incluiu um arco de ouro de 30 metros de altura, 46 metros de comprimento da tela de vídeo de 12 metros de altura (a maior tela de LED do mundo) do mirrorball lemon (limão gigante). 

Na turnê Popmart Tour, o arco inspirado no MacDonalds,
o limão gigante e o telão de LED.

O adiamento da data de lançamento de Pop (1997), a fim de completar o álbum significou o tempo de ensaio para a turnê, foi severamente reduzida, e o sofrimento em performances de shows precoces. Um destaque da turnê foi o concerto em Sarajevo, onde a banda foi o primeiro grande grupo a realizar ali após a Guerra da Bósnia. Mullen descreveu o show, dizendo: "Uma experiência que eu nunca irei esquecer para o resto da minha vida, e seu tivesse de passar vinte anos na banda apenas para tocar neste show, e tenho feito isso, eu acho que terias valido a pena". Bono disse: "Um dos mais difíceis e uma das mais doces noites da minha vida". Um mês após a conclusão da turnê Popmart, o U2 apareceu no episódio 200, "Empate de Titãs", do seriado animado Os Simpsons, no qual Homer Simpson interrompeu a banda no palco durante um show da Popmart Tour.


Bem pessoal, por enquanto era isso. Encerro aqui a segunda parte da história do U2, banda que conquistou o planeta através de sua carreira com suas músicas voltadas para o social, humanitário, político e psicológico. Curtam mais do U2 em:


















































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