Olá galera que curte o Blog
Opinião do Véio! Estou aqui, mais uma vez, para comentar sobre uma banda
irlandesa que conquistou o planeta com suas músicas de protesto, religião e
conscientização, seja sobre o meio ambiente, seja sobre o comportamento
fraternal. Esta é a segunda parte sobre a obra e projetos que o U2 consolidou
no período da metade dos anos 80 até um pouco mais da metade dos 90.
The Joshua Tree e Rattle And Hum (1986 – 1989)
"A beleza selvagem, a
riqueza cultural, o vago espírito e violência feroz da América, são explorados
para o efeito atraente em praticamente todos os aspectos de The
Joshua Tree — no título e na capa, o blues e os empréstimos evidentes
do país na música... De fato, Bono diz que o 'desarmamento da mitologia
americana' é uma parte importante do objetivo de The Joshua Tree." — Anthony DeCurtis.
Capa do álbum de 1987. |
Para seu quinto álbum, The
Joshua Tree (1987), a banda queria construir as mesmas texturas de The
Unforgettable Fire (1984), mas em vez de sair a experimentação do foco,
eles procuraram um som mais difícil de atingir, usando as limitações das
estruturas das canções. Consciente de
que "o U2 não tinha tradição" e que seu conhecimento musical no seu
início era limitado, o grupo aprofundou-se na raiz da música americana e da
música irlandesa.
Amizades com Bob Dylan, Van
Morrison e Keith Richards motivou a banda a explorar o blues, música folclórica
e música gospel, focando as habilidades de composições e letras de Bono. Em
1986 a banda interrompeu suas sessões de gravação do álbum para servir como
manchete na ação da Anistia Internacional da turnê A Conspiracy Of Hope Tour. Ao invés de ser somente uma distração, a
turnê acrescentou uma intensidade extra e foco para seu novo material. Em 1986,
Bono viajou para El Salvador e Nicarágua, vendo em primeira mão, o sofrimento
dos camponeses intimidados em conflitos internos que foram sujeitos à política
da intervenção americana. A experiência tornou-se uma influência importante no
novo estilo musical.
A árvore do encarte do álbum de 1987. |
Quando perguntado sobre a
capa do álbum, onde aparecia uma árvore retratada no encarte do álbum ,
Adam Clayton disse: "O deserto era imensamente inspirador para nós, como
uma imagem mental para este registro".
The Joshua Tree foi
lançado em março de 1987. O álbum sobrepõe a antipatia americana contra a
profunda fascinação do grupo com o país, seus amplos espaços, liberdade e
ideais. A banda queria uma música com um sentido de localização e uma qualidade
cinematográfica. Queria a música do registro e as letras extraídas em imagens
criadas por escritores americanos, cujos trabalhos a banda vinha lendo. The
Joshua Tree tornou-se um dos álbuns mais vendidos da história das
paradas britânicas, liderando a Billboard 200 nos Estados Unidos por nove
semanas consecutivas.
O primeiro dos singles,
"With Or Without You" e "I Still Haven't Found What I'm Looking
For", rapidamente tornaram-se o hit de número 1 do grupo, nos Estados
Unidos. Eles tornaram-se a 4ª banda de rock a ser destaque na capa da revista
Time, que declarou o U2 como a "bilheteria mais quente do rock". O
álbum ganhou seus primeiros dois Prêmios Grammy, trazendo à banda um novo nível
de sucesso. Muitas publicações, incluindo a Rolling Stone, os citaram como um
dos maiores do rock. A The Joshua Tree Tour foi a primeira
turnê em que a banda fez concertos em estádios, ao lado de arenas menores.
Capa do álbum de 1988. |
O álbum e documentário Rattle
And Hum (1988), continha imagens gravadas da turnê de The
Joshua Tree, e que acompanha o álbum duplo de mesmo nome, inclui nove
faixas de estúdio e seis performances ao vivo do U2. Lançado em outubro de
1988, o álbum e o filme foram concebidos como um tributo à música americana,
incluindo gravações no Sun Studios em Memphis e performances com Bob Dylan e B.
B. King. Rattle And Hum teve uma performance modesta na bilheteria e
recebeu críticas mistas de ambos os filmes e críticos musicais. Um editor da
Rolling Stone falou da excitação do álbum, enquanto outros, a descreviam como
"bombástica e equivocada". O diretor do filme, Phil Joanou, o
descreveu como "um olhar pretensioso do U2".
A LoveTown Tour, com B. B. King. |
A maioria do novo material
do álbum foi tocado em 1989, na turnê Lovetown Tour, fazendo shows na
Austrália, Japão e Europa, porque a banda queria evitar a reação
norte-americana. Além disso, eles cresceram insatisfeitos com suas performances
ao vivo. Mullen disse: "Fomos os maiores, mas não fomos os melhores".
Com uma sensação de estagnação musical, Bono disse aos fãs em uma das últimas
datas da turnê que era "o fim de algo para o U2", e que eles tinham
que "ir embora [...] e tudo apenas como um sonho novamente".
Achtung
Baby e Zooropa (1990 – 1993)
"A moda das palavras
neste disco foram: inútil, descartável, obscura, sexy, industrial (muito bom),
sério, educado, doce, justo, rock e linear (muito ruim). Era bom se uma canção
levava você em uma viagem ou se fez você pensar que seu ‘riff’ estava quebrado,
ruim se fizesse você lembrar dos estúdios de gravação ou do U2...". — Brian Eno, durante a
gravação de Achtung Baby.
Incomodados com a crítica de
Rattle
And Hum (1988), a banda procurou transformar-se musicalmente. Buscando
inspiração na véspera da reunificação alemã, que começou a trabalhar em Achtung
Baby no Hansa Studios em Berlim, em outubro de 1990, com os produtores
Daniel Lanois e Brian Eno. As sessões foram repletas de conflitos, como a banda
argumentou sobre a sua direção musical e a qualidade de seu material. Enquanto
Clayton e Mullen preferiram um som semelhante ao trabalho anterior do U2, Bono
e The Edge foram inspirados pela música industrial e música eletrônica
europeia, e defendeu uma mudança no estilo musical. Semanas de tensão e de
progresso lento, chegaram a considerar romper a banda, mas eles fizeram um
grande avanço com a redação improvisada da canção "One". Eles
voltaram para Dublin em 1991, onde a moral melhorou e a maioria do álbum foi
concluída.
A Zoo TV Tour foi um
intenso evento de multimídia, com um palco que usou dezenas de telas de vídeo.
Em novembro de 1991, o U2
lançou Achtung Baby. O álbum representou a mudança calculada na
direção musical e temática para o grupo. Mudança essa que foi uma das mais dramáticos desde The Unforgettable Fire.
Em termos sonoros, o álbum obteve influências do rock alternativo, dance music
e música industrial da época, com a banda referindo-se à sua partida musical
como "quatro homens derrubando The Joshua Tree".
Tematicamente, foi um registro mais introspectivo e pessoal, era mais sombria,
entretanto, às vezes, mais irreverente do que os trabalhos anteriores da banda.
Comercialmente e criticamente, tem sido um dos maiores sucessos da banda. O
álbum gerou cinco singles de sucesso nas paradas, incluindo "The
Fly", "Mysterious Ways" e "One", sendo uma parte
crucial do início da reinvenção da banda na década de 1990. Tal como The
Joshua Tree (1987), muitas publicações citaram o álbum como um dos
maiores do rock.
Capa do álbum de 1991. |
Como Achtung Baby (1991), a Zoo
TV Tour de 1992 e 1993, foi uma ruptura inequívoca com o passado da
banda. Em contraste com as configurações de estágio austero de eventuais turnês
anteriores do U2, a Zoo TV foi um evento elaborado em multimídias. É satirizado o
caráter universal da televisão e sua indefinição de notícias, entretenimento, e
das televendas, tentando incutir uma "sobrecarga sensorial" em sua
audiência. Foi caracterizada por grandes telas de vídeos, que mostravam os
efeitos visuais, videoclipes aleatórios da cultura pop e frases de textos
piscando. Considerando que a banda era conhecida por suas sérias performances
ao vivo na década de 1980, os concertos da Zoo TV Tour foram intencionalmente
ironizadas e auto-depreciativas. No palco, Bono realizava vários personagens,
incluindo "The Fly", Mirror Ball Man, e MacPhisto. Trotes por
telefones foram feitos para o ex-presidente George W. Bush, às Nações Unidas e
outros. Ao vivo por ligação via satélite, mostrava a controvérsia causada na
guerra de Sarajevo.
Bono como MacPhisto. |
Durante uma pausa da turnê Zoo
TV em meados de 1993, o álbum Zooropa deu sequência a muitos dos
temas de Achtung Baby e da própria turnê. Inicialmente concebido como um
EP, a banda expandiu Zooropa inteiramente em um álbum LP.
Foi uma partida ainda maior a partir de seus estilos anteriores, incorporando
influência dance e outros efeitos eletrônicos. Johnny Cash participou nos
vocais da canção "The Wanderer".
Capa do álbum de 1993. |
A maioria das canções foram tocadas
pelo menos uma vez durante as etapas da turnê em 1993, visitando a Europa,
Austrália, Nova Zelândia e Japão. Metade das faixas do álbum tornaram-se comuns
no setlist da banda. Embora o sucesso comercial de Zooropa tivesse ganhado o
"Melhor Álbum Alternativo", a banda considera o álbum como uma
mistura de sentimentos, porque eles sentiam que era mais um interlúdio.
Passengers
e Pop (1994 – 1997)
Capa do álbum de 1995, do Passengers. |
Em 1995, o U2 lançou um
álbum experimental chamado Original Soundtracks 1. Brian Eno,
produtor de três álbuns anteriores do U2, contribuiu como um parceiro integral,
incluindo a escrita e gravação. Por esta razão e devido à natureza altamente
experimental do disco, a banda optou por lançá-la sob o apelido de Passengers
para distingui-lo dos álbuns convencionais do grupo. Mullen disse sobre o
álbum: "Há uma linha fina entre a música interessante e autoindulgência”.
Foi comercialmente desperdiçada pelos padrões do U2, recebendo várias críticas
negativas. No entanto, o single "Miss Sarajevo" com Luciano
Pavarotti, Bono o cita como uma de suas canções favoritas do grupo, sendo bem
sucedida.
"Não é o suficiente para escrever uma grande letra. Não é o suficiente para ter uma boa ideia. Muitas coisas têm que vir junto, e então, você tem que ter a capacidade de disciplina e de amparo. Devemos dar esse álbum a um remix, voltar ao que estava inicialmente previsto". — Bono, comentando sobre o álbum Pop.
Em 1997, a banda lançou o
álbum Pop, sendo a continuação de sua experimentação, loop,
programação, sequenciamento, ritmo e amostragem, fornecem ao álbum pesados
ritmos de funky dance. Lançado em março, o álbum estreou no número 1 em 35
países e atraiu principalmente comentários positivos. A Rolling Stone, por
exemplo, declarou que o U2 tinha desafiado as probabilidades e fizeram algumas
das maiores músicas de suas vidas. Outros achavam que o álbum foi uma grande
decepção e as vendas eram baixas em comparação com os álbuns anteriores. A
banda apressou-se em terminar o álbum a tempo para a turnê iminente
pré-agendado, e Bono admitiu que o álbum "não comunicou a forma com que
foi intencionada".
A capa do álbum de 1997. |
A turnê subsequente, Popmart
Tour, foi iniciada em abril de 1997. Como a Zoo TV, ela ironizou a
cultura pop e tinha a intenção de enviar uma mensagem sarcástica os que
acusaram o U2 de comercialismo. O estágio incluiu um arco de ouro de 30 metros
de altura, 46 metros de comprimento da tela de vídeo de 12 metros de altura (a
maior tela de LED do mundo) do mirrorball lemon (limão gigante).
Na turnê Popmart Tour, o arco inspirado no MacDonalds, o limão gigante e o telão de LED. |
O adiamento da
data de lançamento de Pop (1997), a fim de completar o
álbum significou o tempo de ensaio para a turnê, foi severamente reduzida, e o
sofrimento em performances de shows precoces. Um destaque da turnê foi o
concerto em Sarajevo, onde a banda foi o primeiro grande grupo a realizar ali
após a Guerra da Bósnia. Mullen descreveu o show, dizendo: "Uma
experiência que eu nunca irei esquecer para o resto da minha vida, e seu
tivesse de passar vinte anos na banda apenas para tocar neste show, e tenho
feito isso, eu acho que terias valido a pena". Bono disse: "Um dos
mais difíceis e uma das mais doces noites da minha vida". Um mês após a
conclusão da turnê Popmart, o U2 apareceu no episódio 200, "Empate de
Titãs", do seriado animado Os Simpsons, no qual Homer Simpson interrompeu
a banda no palco durante um show da Popmart Tour.
Bem pessoal, por enquanto
era isso. Encerro aqui a segunda parte da história do U2, banda que conquistou
o planeta através de sua carreira com suas músicas voltadas para o social,
humanitário, político e psicológico. Curtam mais do U2 em:
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