Olá
galera que está curtindo o Blog Opinião do Véio! Agora vou comentar a quarta
parte sobre a história do Pink Floyd, num período em que as ideias de Rogers
Waters já não faziam mais parte integral da banda, mas apenas sua linha de raciocínio.
O Pink Floyd em 1987. |
Era Gilmour: 1987 – 1995
Em
dezembro de 1985, Waters anunciou que estava saindo do Pink Floyd e descreveu a
banda como “uma força criativa desgastada”,
embora em 1986 Gilmour e Mason começassem a gravar um novo álbum para o Pink
Floyd. Ao mesmo tempo, Roger Waters estava trabalhando em seu outro álbum solo,
chamado Radio K.A.O.S. (1987). Uma disputa legal foi iniciada por
Waters, reivindicando que o nome “Pink Floyd” deveria ser colocado de lado, mas
Gilmour e Mason seguraram sua convicção de que eles tinham direitos legais para
continuar com o nome oficial. O processo acabou se acertando por um acordo fora
dos tribunais.
Depois
de se considerar e rejeitar muitos títulos, o novo álbum foi lançado como A
Momentary Lapse Of Reason (1987), que alcançou o 1º lugar, tanto no
Reino Unido como nos Estados Unidos. Sem Waters, que foi dominantemente o
letrista da banda por uma década, a banda recebeu ajuda de escritores de fora.
Como o Pink Floyd nunca havia feito isso antes, exceto pelas contribuições
orquestrais com Geesin e Ezrin, essa atitude recebeu muitas críticas. Ezrin,
que renovou a sua amizade com Gilmour em 1983 quando co-produziu o álbum About
Face, tanto co-produziu como foi um dos escritores, além de Jon Carin,
que escreveu a letra de “Learning To Fly”
e tocou teclado em várias músicas do álbum.
Capa do álbum de 1987. |
Wright
também retornou, e inicialmente foi colocado como um músico assalariado durante
as finalizações das gravações, se juntando oficialmente à banda em sua nova
turnê. Mais tarde, Gilmour admitiu que Mason e Wright tiveram pouca
participação no álbum. Por causa das poucas contribuições de Mason e Wright,
alguns críticos dizem que A Momentary Lapse Of Reason deveria
ser considerado como um trabalho solo de Gilmour, do mesmo jeito que The
Final Cut seria um trabalho solo de Waters.
Um
ano depois, a banda lançou o álbum ao vivo Delicate Sound Of Thunder (1988) e
mais tarde gravou instrumentais para um filme clássico de corrida, chamado La Carrera Panamericana, filmado no México
e com Gilmour e Mason participando como motoristas. Durante a corrida, Gilmour,
como motorista, e o agente Steve O’Rourke como seu guia, bateram. O’Rourke teve
sua perna quebrada, mas Gilmour saiu somente com alguns arranhões.
Os instrumentais são muito bons, por incluírem o primeiro material do Pink Floyd co-escrito por Wright desde 1975, tanto como o único material co-escrito por Mason desde The Dark Side Of The Moon.
Os instrumentais são muito bons, por incluírem o primeiro material do Pink Floyd co-escrito por Wright desde 1975, tanto como o único material co-escrito por Mason desde The Dark Side Of The Moon.
Em
1992 eles lançaram o box Shine
On. A caixa contendo 9
CDs incluía relançamentos dos álbuns de estúdio, A Saucerful Of Secrets
(1968), Meddle (1971), The Dark Side Of The Moon (1973), Wish
You Were Here (1975), Animals (1977), The Wall (1979) e A
Momentary Lapse Of Reason (1987). Um disco bonus chamado The
Early Singles também foi incluso. O encarte incluía caixa que permitia
que os álbuns ficassem em pé juntos, formando a capa do The Dark Side Of The Moon.
O box de 1992. |
O
texto circular de cada CD inclui as palavras praticamente ilegíveis “The Big
Bong Theory”. Nesse mesmo ano, ocorreu o lançamento do álbum solo Amused
To Death, de Waters. A gravação seguinte da banda foi o The
Division Bell de 1994, que contém muito mais trabalho em grupo que o A
Momentary Lapse teve, com Wright reinstalado como um integrante oficial
do grupo. O álbum foi melhor recebido pelos críticos e fãs do que o A
Momentary Lapse, mas foi intensamente criticado como cansativo e feito
sob fórmulas. Este foi o segundo álbum a chegar ao 1º lugarem ambas as paradas
do Reino Unido e dos Estados Unidos.
O álbum de 1994. |
The
Division Bell foi outro álbum conceitual, de alguns jeitos
representando a visão de Gilmour nos mesmos temas que Waters discutiu em The
Wall. O título foi sugerido para Gilmour pelo seu amigo Douglas Adams. Várias
das letras foram co-escritas pela namorada de Gilmour na época, Polly Samson,
com quem ele casou logo depois do lançamento do álbum. Além de Polly, o álbum
conteve a colaboração de Anthony Moore, que co-escreveu letras para várias
músicas do álbum anterior e dividiu composição com Wright, qu teve sua primeira
música em que teve voz principal desde The Dark Side..., em “Wearing The Inside Out”. As colaborações
de Moore nas composições continuou em praticamente todas as músicas do álbum
solo de Wright, Broken China.
A capa do álbum ao vivo de 1995. |
A
banda lançou o álbum ao vivo Pulse em 1995. Este álbum chegou ao
1º lugar nas paradas dos Estados Unidos e contém músicas que foram gravadas
durante a turnê do The Division Bell no Earls Court, em Londres. O concerto do The
Division Bell é uma mistura do clássico e do Pink Floyd moderno. O
concerto em Earls Court marcaria a primeira vez que a banda tocou inteiramente
o The
Dark Side Of The Moon em duas décadas.
Versões
de VHS e Laserdisc do concerto do dia 20 de outubro de 1994, também foram
lançadas. Uma versão de DVD foi lançada em 2006 e rapidamente entrou nas
paradas. A caixa de CD de 1994 tinha um LED, o que fazia com que o ponto
vermelho piscasse (pulsasse) uma vez por segundo, como uma batida de coração.
Mais tarde, em 1995, a banda recebeu seu primeiro e único prêmio Grammy para
Melhor Performance de Instrumental de Rock com “Marooned”.
Trabalho
solo e mais: 1995 – presente
Em 17 de janeiro de 1996, a
banda foi indicada ao Hall da Fama do
Rock And Roll pelo líder da banda Smashing Pumpkins, Billy Corgan. Roger
Waters não compareceu, ainda sendo contraseus antigos parceiros de banda. No
seu discurso de entrada, Gilmour disse: “Eu
terei que pegar um pouco mais desse para nossos dois integrantes que começaram
a tocar em diferentes tons, Roger e Syd...”. Apesar de Mason estar presente
quando aceitaram o prêmio, ele não se juntou a Gilmour, Wright e Billy Corgan
para a sua performance acústica de “Wish
You Were Here”.
Capa do álbum ao vivo da turnê de 1980 - 81, lançado em 2000. |
Uma gravação ao vivo de The
Wall foi lançada em 2000, reunida de shows de Londres em 1980 e 1981,
com o nome de Is There Anybody Out There? The Wall Live 1980 – 1981. Este
álbum chegou ao 1º lugar nas paradas dos Estados Unidos. Em 2001, um disco
duplo com as músicas mais conhecidas da banda, chamado de Echoes: The Best Of Pink Floyd,
foi lançado.
Capa da coletânea de 2001. |
Gilmour, Mason, Waters e Wright
colaboraram na edição, sequenciação e seleção das músicas para as faixas.
Pequenas controvérsias foram porque as músicas não seguiram uma ordem
cronológica e apresentaram material fora do contexto dos álbuns originais. Algumas
das músicas como “Echoes”, “Shine On You Crazy Diamond”, “Sheep”, “Marooned” e “High Hopes”
foram editadas, ou seja, tiveram seções substancialmente retiradas. O álbum
chegou ao 1º lugar das paradas do Reino Unido e dos Estados Unidos.
Em 2003, um relançamento do álbum The
Dark Side Of The Moon em SACD foi feito, com novo encarte e capa.
The Dark Side Of the Moon em SACD. |
(Vou abrir outro grande parêntese, só
que desta vez para explicar o que nem eu tinha ouvido falar: Super Audio CD
(SACD) é um disco áudio óptico apenas de leitura desenvolvido com o objetivo de
disponibilizar uma maior fidelidade na reprodução de áudio digital, superando a
reprodução do tradicional CD. Introduzido no mercado em 1999, foi desenvolvido
pela Sony e Philips, as mesmas companhias que criaram o CD. Compete com o DVD-Áudio,
mas os dois formatos NUNCA se popularizaram no mercado de
massa sendo restritos à entusiastas de áudio (audiófilos).
Há uma guerra de formatos entre o Super
Áudio CD e o DVD-Áudio. Outro desafio é o formato DualDisc. Neste momento o
SACD tem um grande interesse por parte dos audiófilos, mas ainda tem pouca
aceitação por parte do mercado de massas. Em maio de 2005, havia
aproximadamente 3.000 SACD editados, 40% dos quais são de música clássica.
Contudo, alguns dos álbuns mais populares foram editados neste formato, onde se incluem a maioria dos álbuns de Peter Gabriel, Bob Dylan e The Greatfull Dead, o clássico The Dark Side Of The Moon (The 30th Anniversary Edition), do Pink Floyd, o álbum A New Day Has Come da cantora Céline Dion e Avalon (The 21st Anniversary Edition) do Roxy Music, também de 2003. Os dois últimos foram editados em SACD para tirar partido das capacidades do formato Multi-Canal. Ambos foram remasterizados em 5.1 surround (deixando a mixagem estereofônica original intacta), e editados como SACDs híbridos, não para se submeterem ao seu principal rival em Multi-Canal, o DVD-Áudio, mas para incentivar os compradores a trocarem o CD pelo SACD.
O seu rival, o DVD-Áudio, tem os seus próprios álbuns de interesse não editados em SACD, pela mesma razão. Fazem parte destes álbuns The Game e A Night At The Opera, do Queen, Hotel California do The Eagles, Rumours do Fleetwood Mac entre outros. Pelo que pude entender na informação, o sistema existe até hoje, mas o mercado é restrito apenas para aqueles que apreciam um sistema de qualidade perfeita e aparentemente, nada barata.) Fim do parêntese.
Um SACD player da Pioneer. |
Contudo, alguns dos álbuns mais populares foram editados neste formato, onde se incluem a maioria dos álbuns de Peter Gabriel, Bob Dylan e The Greatfull Dead, o clássico The Dark Side Of The Moon (The 30th Anniversary Edition), do Pink Floyd, o álbum A New Day Has Come da cantora Céline Dion e Avalon (The 21st Anniversary Edition) do Roxy Music, também de 2003. Os dois últimos foram editados em SACD para tirar partido das capacidades do formato Multi-Canal. Ambos foram remasterizados em 5.1 surround (deixando a mixagem estereofônica original intacta), e editados como SACDs híbridos, não para se submeterem ao seu principal rival em Multi-Canal, o DVD-Áudio, mas para incentivar os compradores a trocarem o CD pelo SACD.
O seu rival, o DVD-Áudio, tem os seus próprios álbuns de interesse não editados em SACD, pela mesma razão. Fazem parte destes álbuns The Game e A Night At The Opera, do Queen, Hotel California do The Eagles, Rumours do Fleetwood Mac entre outros. Pelo que pude entender na informação, o sistema existe até hoje, mas o mercado é restrito apenas para aqueles que apreciam um sistema de qualidade perfeita e aparentemente, nada barata.) Fim do parêntese.
O livro de Nick Mason, Inside
Out: A Personal History Of Pink Floyd, foi publicado em 2004 na Europa
e em 2005 nos Estados Unidos. Mason fez aparições públicas promovendo seu
livro, em algumas cidades da Europa e dos Estados Unidos, dando entrevistas e
autografando livros. Alguns fãs disseram que ele preferia estar em turnê com a
banda do que uma turnê com o livro.
O agente do Pink Floyd de muitos anos,
Steve O’Rourke faleceu em 30 de outubro de 2003. Gilmour, Mason e Wright se
reuniram no seu funeral e tocaram “Fat
Old Sun” e “The Great Gig In The Sky”
na Catedral de Chichester, como homenagem. Dois anos depois, em 02 de julho de
2005, a banda se reuniu uma vez mais, em uma performance em Londres no Live 8.
Desta vez, no entanto, eles se juntaram
com Waters, a primeira vez que todos os quatro integrantes estiveram reunidos
no palco em 24 anos. A banda tocou um set
de quatro músicas: “Speak To Me / Breath
/ Breath (Reprise)”, “Money”, “Wish You Were Here” e “Comfortably Numb”, com Gilmour e Waters
dividindo os vocais. No final da performance, Gilmour agradeceu: “Muito obrigado, boa noite” e começou a
sair do palco. Waters chamou ele de volta, e então a banda deu um abraço
coletivo, que se tornou uma das imagens mais famosas do Live 8.
O quarteto, na reunião do Live 8. |
Na semana depois do Live 8, houve um renascimento em interesse sobre o Pink Floyd. De
acordo com a cadeia de empresas HMV, as vendas de Echoes: The Best Of Pink Floyd
aumentaram em 1343%, enquanto o Amazom.com constatou aumento das vendas do The
Wall em 3600%, Wish You Were Here em 2000%, The
Dark Side Of The Moon em 1400% e Animals em 1000%. Logo em seguida,
David Gilmour declarou que ele doaria a sua parte dos lucros desse aumento para
caridade, e incentivou todos os outros artistas e gravadoras que se envolveram
com o Live 8 a fazerem o mesmo.
Em 16 de novembro de 2005, o Pink Floyd
foi indicado no Hall da Fama da Música do Reino Unido por Pete Townshed, do The
Who. Gilmour e Mason compareceram pessoalmente, explicando que Wright estava
num hospital devido a uma cirurgia no olho e Waters apareceu numa transmissão
via satélite, de Roma.
O quarteto em 2005. |
David Gilmour lançou seu terceiro álbum
solo, On Na Island, em 06 de março de 2006 e começou uma turnê de
pequenos shows na Europa, Canadá e Estados Unidos. Com a banda estavam juntos
Richard Wright e, muitas vezes para o bis, Nick Mason. Durante a turnê, ele
tocou o primeiro single do Pink Floyd, “Arnold
Layne”. Waters foi convidado para se juntar a ele em Londres, mas os
últimos ensaios para sua turnê de 2006 o fizeram recusar. Mason se juntou a
Waters em 29 de junho de 2006, na segunda metade do show em Cork na Irlanda,
onde ele tocou todo o The Dark Side Of The Moon.
Waters e Wright trabalharam ambos em
álbuns solo, e haviam rumores que Waters estava fazendo uma versão musical para
a Broadway de The Wall, com músicas extras escritas por ele. Waters também
embarcou em sua turnê mundial The Dark Side Of The Moon Live Tour,
e o repertório consistiu no The Dark Side Of The Moon inteiro,
junto com algumas músicas selecionadas do Pink Floyd e algumas poucas da
carreira solo de Waters.
Waters também contribuiu com a música “Hello (I Love You)”, co-escrita por
Howard Shore, para o filme de 2007, A Chave do Universo (The Last Minzy).
Waters teve sua ópera Ça Ira executada no Brasil durante o
12º Festival de Ópera de Manaus, com espetáculos nos dias 15, 22 e 24 de abril
de 2008. Durante o espetáculo do dia 15, Waters esteve presente.
O filme que teve a colaboração da música de Roger Waters. |
Bem galera, era isso
que eu tinha para comentar nessa quarta e penúltima parte sobre a vida de cada
membro do Pink Floyd, sua história e fatos relevantes, suas ideias,
criatividade e decisões que tomaram rumos que comentarei na quinta e última
parte de The Dark Side Of Pink Floyd. Curtam mais de Pink Floyd em:
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