Salve galera que curte o
Blog Opinião do Véio! Fico muito feliz em saber que vocês estão aqui para
acompanhar a segunda parte da história dessa banda que está na atividade desde
o ano de 1962, sem perder a vitalidade, apesar de muitos altos e baixos durante
sua carreira.
Apesar de inúmeros acerto e
desacertos, a banda engrenou turnês gigantescas e monumentais, onde demonstrou
tudo o que sabia fazer de melhor: tocar rock
and roll!!
1974
- 1980
Com a saída repentina de
Mick Taylor para seguir carreira solo, Ronnie Wood (que tocava com a banda
inglesa The Faces, liderada por Rod
Stewart), assume a segunda guitarra, embora só será oficialmente um membro
efetivo dos Stones a partir da turnê de 1975, cuja primeira apresentação com a
banda ocorre em 1º de junho do mesmo ano em Baton Rouge, Lousiana, Estados
Unidos, através dos acordes de “Honky Tonk Women”.
Capa do álbum de 1974. |
Em 1974 os Rolling Stones
gravam o clássico It's Only Rock'n'Roll no estúdio do guitarrista Ronnie Wood, um
conhecido de longa data da banda.
Este foi o último álbum dos Stones com o guitarrista Mick Taylor e a
composição e gravação da faixa título do álbum foi a conexão para eventual
substituição do insatisfeito Taylor por Ronnie Wood.
O álbum tem um som mais rock
do que seu álbum anterior Goats Head Soup (1973), mas também
tem funk e soul, inspirado no mesmo Goats Head Soup. O álbum alcançou a
posição de número 1 nas paradas dos Estados Unidos e número 2 no Reino Unido.
Embora a turnê de 1975 tenha
sido batizada de Tour Of The Americas
pois previa, além dos Estados Unidos e Canadá, shows no Brasil, no Rio de
Janeiro e São Paulo , México e Venezuela, estes não ocorreram por restrições
políticas dos governantes desses países, preocupados com a imagem de
desordeiros e drogados que a banda poderia passar além de desagradar os
respectivos regimes de governo.
Lançam, então, Black
And Blue, um disco mais intimista com forte participações de convidados
como Billy Preston, que já havia gravado “Let It Be”, dos Beatles e vinha participando de todos os álbuns dos Stones desde Sticky Fingers de 1971, e
Ron Wood confirmado no comando da segunda guitarra, que obtém razoável sucesso.
Capa do álbum de 1976. |
Lançado em abril de 1976,
com o hit Top 10 "Fool to
Cry" como seu primeiro single, Black And Blue alcançou a posição de
número 2 no Reino Unido e passou um período de quatro semanas como número 1 nos
Estados Unidos, recebendo o disco de
platina.
O álbum foi promovido com um
cartaz controverso na Sunset Boulevard
em Hollywood, que mostrava a modelo Anita Russell, ferida e amarrada sobre um
pôster com os Stones sob a frase
"I'm Black and Blue from the Rolling Stones – and I love it!" (Eu
estou preta e azul pelos Rolling Stones – e amei isso! ). O cartaz foi retirado
após protestos de grupos feministas, embora a banda tenha ganho ampla cobertura
da imprensa.
O álbum seguinte é Love
You Live, de 1977, um duplo ao vivo gravado na turnê europeia de 1976,
bastante heterogêneo e com a formação básica da banda no palco.
Capa do álbum ao vivo, de 1977. |
É o terceiro álbum ao vivo
oficial da carreira do grupo e é dedicado à memória do engenheiro de áudio
Keith Harwood, que morreu em um acidente de carro causado por uso de drogas,
pouco antes do lançamento do trabalho.
Nesse período, aconteceu o
famoso incidente de Keith Richards em Toronto. Sua esposa, Anita Pallenberg,
foi presa por posse de drogas ilícitas na sua chegada ao aeroporto, e libertada
logo após. Em 27 de fevereiro, a polícia foi cumprir o mandado de prisão contra
Anita e encontrou grande quantidade de drogas no quarto do casal, especialmente
heroína.
Keith foi acusado nos
tribunais de ser traficante internacional, devido a grande quantidade de
entorpecentes em sua posse, ficando pelos meses seguintes impossibilitado de
deixar o Canadá e sob o risco de ser condenado a anos de prisão. A situação fez
com chegasse tarde para os ensaios programados.
As apresentações aconteceram
no El Mocambo, onde os Stones fizeram
dois shows secretos. Não foi anunciado que os Rolling Stones tocariam ali naquelas noites, mas sim April Wine e uma banda desconhecida,
"The Cockroaches", de modo
que a maioria dos fãs achava que estavam participando de um concerto de April Wine como atração principal.
O concerto em si teve
abertura do April Wine, que também
gravou seu álbum ao vivo Live At The El Mocambo, na ocasião.
Os Stones apareceram de surpresa,
então com o nome de banda falso The
Cockroaches (As Baratas).
Stones no El Mocambo, em 1977. |
Os shows em si foram
executados e gravados sob o pesado clima que envolvia Keith, sua possível
condenação à cadeia, e claro, seu vício em heroína, que poderia levá-lo, a
qualquer momento, ao mesmo fim repentino e trágico que ceifou Janis Joplin,
Jimi Hendrix e várias outras vítimas do vício.
A capa do álbum foi
produzida por Andy Warhol, porém os contornos de lápis na foto de capa foram
adicionados por Mick Jagger, para desespero de Warhol.
Lançado em 23 de setembro de
1977, o álbum foi bem recebido e conseguiu chegar a posição de número 3 nas
paradas musicais do Reino Unido e número 5 nos Estados Unidos, onde foi disco
de ouro.
Em 1978 lançam Some
Girls que é bem mais pesado do que os últimos trabalhos. Este disco é
fortemente influenciado pelo movimento punk surgido nos Estados Unidos em 1974,
com temas rápidos e agressivos como “Respectable” e “When The Whip Comes Down”,
embora o disco seja mais lembrado pelo seu hit
a la discoteque “Miss You”.
Capa do álbum de 1978. |
Este álbum alcançou a primeira
posição entre os álbuns mais vendidos nos Estados Unidos, e até hoje já vendeu
mais de seis milhões de cópias, sendo o álbum mais vendido de toda a
discografia da banda.
O álbum trouxe ainda a
última música da banda a atingir o primeiro lugar na Billboard entre os singles
mais vendidos nos EstadosUnidos: “Miss You”. Some Girls foi um grande
sucesso de crítica e público, um marco no retorno dos Stones ao auge, após os medianos Black And Blue e Love
You Live, com muitos críticos especializados chamando-o de um
"retorno ao estilo clássico", ou ainda "seu melhor álbum desde Exile
On Main Street, de 1972".
Este bom momento se deveu à
recuperação de Keith Richards após uma fase de vício profundo nas drogas, que
quase o matou e ainda abalou a banda (como se percebe no ritmo desorientado e
desanimado do álbum anterior, o ao vivo Love You Live).
O álbum foi o primeiro de
uma trilogia monumental de álbuns do rock, composta por este, por Emotional
Rescue de 1980 e por Tattoo You de 1981.
Mostrando a vitalidade
característica até os dias de hoje, ainda no mesmo ano saem, novamente, em
turnê pelos Estados Unidos e já dão mostras da tendência que por eles será
magistralmente explorada nos próximos anos: enormes palcos e infraestrutura dos
shows, jamais vistas até então.
Em 1980 lançam um disco mais
linear, com um hit de mesmo nome
(este disco foi gravado praticamente junto com o Tattoo You em 1979, que
seria lançado no ano seguinte, em 1981).
A capa do álbum, desenhada
por Peter Corriston, apresenta uma seleção de fotos termográficas tomadas pela
artista Roy Adzak usando uma câmera térmica, um dispositivo que mede as
emissões de calor. A versão original do álbum, em vinil, vinha com um enorme
poster com mais fotos da banda com a câmera termo-sensível, tudo envolto em um
saco plástico. O vídeo da música "Emotional Rescue" também utilizou o
mesmo tipo de fotos da banda tocando, fazendo sucesso.
Capa do álbum de 1980. |
Lançado em junho, com a
faixa-título como o primeiro single, Emotional Rescue foi um sucesso
imediato. A faixa-título atingiu a posição de número 3 na Billboard Hot 100.
Todos os álbuns que os Stones lançaram nos Estados Unidos desde Stick Fingers, isto é,
todos de estúdio não-coletânea lançados na década de 1970, atingiram o 1º lugar
no país, inclusive este, que ficou sete semanas no topo da lista dos mais
vendidos.
Porém, com Emotional Rescue, os Stones voltaram a atingir o 1º lugar no
Reino Unido, feito que nenhum álbum deles conseguia desde Goats Heads Soap de 1973.
O single seguinte "She So Cold" foi um sucesso top 30, enquanto
"Dance Pt 1." Alcançou a posição de número 9 na parada da Billboard
Dance.
1981
– 1990
Em 1981 a banda larga a Atlantic Records e assina com a EMI. O álbum
de estreia é Tattoo You, tido por muitos como o melhor álbum da banda de
todos os tempos e talvez o seu único grande triunfo para esta gravadora, visto
ser o de maior sucesso comercial da banda até os dias de hoje.
O álbum é basicamente
composto por sobras de estúdio gravadas durante a década de 1970, e contém uma
das mais conhecidas canções da banda, "Start Me Up", que atingiu o
segundo lugar nas paradas de singles da Billboard.
Capa do álbum de 1981. |
O álbum provou ser um
sucesso comercial e de crítica após o lançamento, alcançando o topo das paradas
da Billboard, vendendo mais de quatro milhões de cópias nos Estados Unidos. Foi
também o último álbum dos Rolling Stones
a alcançar a primeira posição das paradas dos Estados Unidos até o momento,
concluindo assim a seqüência iniciada em 1971 com Sticky Fingers, na qual
todos os álbuns de estúdio não-coletâneas lançados pela banda atingiram a
primeira posição de vendas no país.
O título do álbum foi
originalmente planejado para se chamar simplesmente "Tattoo". Jagger
afirma até hoje que não tem idéia de como o "You" foi incluído no
título. Essa mudança causou atrito entre ele e Richards, pois Keith suspeitava
que Mick tinha mudado o título sem consultá-lo.
Destacam-se inúmeros hits da
banda, como a explosiva “Start Me Up”, obrigatória em todos os shows, e a
balada “Waiting On a Friend”, composta inicialmente em 1973 e não lançada no
disco do mesmo ano.
Com “Start Me Up” considerado
uma de suas canções mais clássicas e contagiantes , foi o suficiente para levar
Tattoo
You para o 1º lugar entre os álbuns mais vendidos nos Estados Unidos
por nove semanas, enquanto alcançava a posição de número 2 no Reino Unido.
A reação da crítica foi
positiva, com muitos conceituando Tattoo You como uma melhoria sobre Emotional
Rescue, ou uma versão de mais alta qualidade. Irônico, sabendo que o
álbum foi montado com pouca participação e atenção dos Stones, a partir de sobras e takes
menosprezados, principalmente sobras do próprio Emotional Rescue.
Com a excursão americana no
mesmo ano, os Rolling Stones
definitivamente inauguraram a moda de shows gigantescos de duração de três
horas, palcos móveis e desmontáveis e toneladas de equipamentos de som e luz.
Resumindo a turnê em solo
americano lançaram, em 1982, o álbum ao vivo Still Life (American Concert
1981) e o filme Let's Spend the
Night Together, que, sob a direção do renomado Hal Ashby, mostra o vigor
juvenil de Jagger e a reabilitação de Richards das drogas, além do novo formato
de apresentações ao vivo.
A banda havia atingido o
auge novamente, após o enorme sucesso de crítica e público dos recentes álbuns Some
Girls, Emotional Rescue e Tattoo You, compostos por sucessos
como “Miss You”, “She So Cold” e “Start Me Up”.
Nessa enorme turnê, os Stones fizeram dezenas de shows por
várias cidades americanas, lotando estádios e arenas, com uma arrecadação
milionária, e atingindo novo ápice de prestígio tanto entre os velhos roqueiros
como quanto com a nova geração.
Em meio a especulações da
mídia de possível separação da banda, no final de 1983 os Stones lançam o álbum Under Cover, e, alimentando ainda
mais estes rumores, a banda não sai em turnê e tampouco os músicos se
pronunciam a respeito, cada um elaborando trabalhos individuais e não sendo
vistos juntos em nenhuma ocasião.
Capa do álbum de 1983. |
Com o advento da geração
MTV, os Rolling Stones tentaram
reinventar-se para uma nova era. Under Cover foi lançado no dia 7 de
novembro de 1983, com uma crítica entusiástica por parte da revista Rolling Stone, e atingiu a posição de
número 3 no Reino Unido e número 4 nos
Estados Unidos.
Foi uma decepção, no
entanto, quebrando uma sequência de oito álbuns número 1 (excluindo coletâneas
e discos ao vivo) nos Estados Unidos e por não gerar qualquer single de enorme
sucesso.
Ian Stewart, pianista,
gerente de palco e um dos fundadores da banda, acompanhando em todos os álbuns
e shows, morre em 1985 em virtude de um ataque cardíaco. Tido como o sexto
Stone, é homenageado com uma faixa no álbum da banda de 1986, Dirty
Work, cujo álbum também não é acompanhado de turnê.
Capa do álbum de 1986. |
Em março de 1986, o Single
"Harlem Shuffle" foi lançado alcançando a posição de número 13 no
Reino Unido e 5º single mais vendido
nos Estados Unidos, isso tudo sem ter recebido a mesma quantidade de exposição
e promoção dada a singles anteriores.
Foi a única música do álbum a fazer sucesso nas rádios.
O álbum Dirty Work foi lançado
uma semana depois de "Harlem Shuffle," atingindo em seu auge, a 4ª
posição entre os discos mais vendidos, tanto no Reino Unido quanto nos Estados Unidos
(se tornando Disco de Platina lá), mas a reação da crítica foi menos
entusiasta, com alguns pensando que Jagger estava guardando o melhor material
para seus discos.
O relacionamento entre os
membros restantes da banda não era dos melhores, com desentendimentos
frequentes entre Jagger e Richards. Mick Jagger enveredou em uma carreira solo
gravando músicas dentro do estilo Rolling
Stones e causa um desentendimento sério entre ele e seu sócio Keith
Richards.
Especulações sobre o fim da
banda duraram por seis anos, embora o clima ruim não impedisse que continuassem
sendo lançados álbuns de repercussão cada vez maior. Jagger, Richards, Wood,
Wyman e Watts lançaram vários álbuns solo durante a década de 1980 e 1990.
Os Stones entraram a década de 1990 com uma nova gravadora, a CBS,
selo da Sony Music, em meio a rumores de que Mick Jagger e Keith Richards não
podiam nem mesmo dividir uma mesma sala sem se engalfinharem.
Os constantes boatos sobre a
dissolução da banda ajudaram a catapultar o interesse e a expectativa da turnê
e as vendas do álbum Steel Wheels, de 1989, tornando-a a
maior da banda em todos os tempos até então.
Anunciado como ‘um grande
retorno’ em seu lançamento, o projeto é notável por mostrar uma reconciliação
entre Mick Jagger e Keith Richards.
Capa do álbum de 1989. |
Uma campanha de propaganda
massiva a nível mundial foi feita para o lançamento e divulgação de Steel
Wheels, em simultâneo com o lançamento do single "Mixed Emotions", música que fazia uma referência
parcialmente biográfica da relação de Jagger e Richards.
"Mixed Emotions’’ foi o
último single dos Stones a atingir grande sucesso na mídia chegando ao 5º lugar
entre os mais vendidos .
Quanto ao álbum, ele vendeu
muito bem, como de costume, chegando à segunda posição no Reino Unido e à
terceira posição entre os mais vendidos nos Estados Unidos, onde foi dupla
platina.
O álbum também ficou marcado
pelo lançamento de sua turnê de divulgação, simplesmente a maior turnê mundial
entre qualquer banda na época. Foi também o último álbum de canções inéditas
com o baixista Bill Wyman, que anunciou sua saída da banda em janeiro de 1993.
Primeiramente com a Steel Wheels Tour (nos Estados Unidos,
no fim de 1989 e no Japão, no começo de 1990), e depois com a Urban Jungle Tour, (na Europa, ao longo
de 1990), a divulgação do álbum com o auxílio de uma turnê (no caso, de duas
turnês), foi a maior do mundo na época sendo um enorme sucesso financeiro.
Durando praticamente um ano,
com 115 shows, tocou em países como Japão, França, Alemanha e Canadá, além, é
claro de Reino Unido e Estados Unidos. Chegou ao luxo de ter shows dos Stones sendo “abertos” por Living Colour
e pelo Guns N' Roses, isso no auge da banda de Los Angeles.
Em 1990, a Fox transmitiu um especial 3-D da turnê
para a televisão. O último show da Urban
Jungle Tour, em 25 de agosto de 1990, no Estádio Wembley em Londres, foi a
última apresentação ao vivo da banda com Bill Wyman, o único baixista oficial
da história da banda.
Bem galera, por aqui encerro
essa fase dos Rolling Stones e a segunda parte da história desta banda que,
entre turnês gigantescas e caríssimas, problemas com drogas e a quase prisão de
Keith Richards, boatos de fim do grupo e outros detalhes que valem a pena ser
lidos para termos um melhor conhecimento sobre os integrantes e a convivência
entre eles.
Fiquem com mais dos Rolling
Stones em:
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