Olá galera que curte o Blog Opinião do Véio, com esta quinta parte, finalizo a trajetória do camaleão da música, David Bowie. Nesse segmento, relatarei sobre os últimos trabalhos de Bowie, sua morte e seu legado.
David
Bowie compôs a trilha sonora de Omikron (The Nomad Soul) em 1999, um jogo de computador em que ele e a esposa Iman também aparecem como
personagens.
O álbum “...hours...”, lançado nesse mesmo ano, contendo algumas faixas regravadas do jogo, trazia uma música, “What’s Really Happening”, música de Bowie e Reeves Gabrels, com uma letra escrita pelo vencedor do concurso via internet “Cyber Song Contest”, disponível no site oficial de Bowie. O vencedor foi Alex Grant, fã de David Bowie. Utilizando instrumentos tradicionais e um som pesado, o disco marcou o fim dos experimentos de Bowie com a música eletrônica. Em 2000, ele iniciou um álbum que chamaria-se Toy, com novas versões de algumas de suas músicas do início de sua carreira e mais três inéditas, mas o disco nunca foi lançado.
O álbum “...hours...”, lançado nesse mesmo ano, contendo algumas faixas regravadas do jogo, trazia uma música, “What’s Really Happening”, música de Bowie e Reeves Gabrels, com uma letra escrita pelo vencedor do concurso via internet “Cyber Song Contest”, disponível no site oficial de Bowie. O vencedor foi Alex Grant, fã de David Bowie. Utilizando instrumentos tradicionais e um som pesado, o disco marcou o fim dos experimentos de Bowie com a música eletrônica. Em 2000, ele iniciou um álbum que chamaria-se Toy, com novas versões de algumas de suas músicas do início de sua carreira e mais três inéditas, mas o disco nunca foi lançado.
Em
outubro de 2001, Bowie abriu o Concerto
Para a Cidade de Nova Iorque, evento de caridade em benefício às vítimas
dos ataques de 11 de setembro, com uma versão minimalista e misteriosa da
música “America” de Simon & Garfunkel, que seguiu-se com “Heroes”, tocada
juntamente com uma banda marcial. Uma vez que o álbum Toy não fora lançado,
Visconti continuou trabalhando em estúdio com Bowie e, um ano depois, o
resultado das gravações foi um álbum inteiramente de músicas inéditas: Heathen,
de 2002. No segundo semestre deste ano, ele realizou a Heathen Tour. Durante esse período, no dia 15 de agosto, nasceu
Alexandria Zahra Jones, sua filha com Iman. A turnê visitou cidades europeias e
da América do Norte e sua abertura ocorreu em Londres, no Meltdown, festival anual
e, por isso, naquele ano, Bowie foi apontado como diretor artístico do evento.
Entre os artistas que selecionou para o festival estavam Philip Glass,
Television e The Polyphonic Spree. Além de músicas do novo álbum, a turnê
também trazia música de Low.
Em
2003, lançou Reality, disco com humor e melancolia, que reflete sobre toda
sua carreira e que, na faixa-título, canta: “Acertei, errei / estou de volta ao
começo / procurei um sentido e não achei nada / Hey garoto, bem-vindo à
realidade”. Em 2004, a Reality Tour o
fez viajar pela Europa, Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália e
Japão, com um público estimado de 722.000, arrecadando uma quantia superior a
qualquer outra turnê deste ano.
Apresentando-se
em Oslo, Noruega, foi atingido no olho por um pirulito atirado por um fã e, uma
semana depois, enquanto se apresentava no palco do Hurricane Festival em Scheebel, Alemanha, sentiu fortes dores no
peito, e a apresentação foi interrompida. Foi diagnosticada uma série obstrução
numa artéria e Bowie passou por uma angioplastia de emergência em Hamburgo,
também na Alemanha. As 14 apresentações restantes da turnê foram canceladas.
Recuperado da cirurgia cardíaca, diminuiu sua produção musical pela primeira
vez em muitos anos. Apareceu só de vez em quando nos palcos e nos estúdios. Em
2004, cantou “Changes” num dueto com Butterfly Boucher para o filme de animação
Shrek
2.
Durante
o ano de 2005, que seguiu-se calmo em sua agenda, gravou vocais em “(She Can)
Do That”, escrita com Brian Transeau, para o filme Stealth. Retornou aos
palcos em 08 de setembro, junto ao Arcade Fire, num evento transmitido pela
televisão nos Estados Unidos chamado Fashion
Rocks, e tocou com a banda canadense pela segunda vez uma semana depois,
durante o CMJ Music Marathon. Contribuiu com vocais na música “Province” dos TV
On The Radio no álbum Return to Cookie Mountain, gravou um
comercial da XM Satellite Radio com Snoop Dogg, e participou, com oamigo de
longa data, Lou Reed, do álbum No Balance Palace da banda Kashmir.
Bowie
foi premiado com o Grammy Lifetime
Achievement Award em 08 de fevereiro de 2006, que só é concedido a “músicos
que, durante suas vidas, deram contribuições criativas de importância
excepcional no campo da gravação”. Em abril, anunciou: “Estou dando um tempo a
turnês e discos”. Em 29 de maio, porém, fez uma aparição surpresa no show de
David Gilmour no Royal Albert Hall, de Londres. O evento foi filmado e, logo em
seguida, foi lançada uma seleção das músicas em que ele participou. Sua última
apresentação nos palcos se deu em novembro do mesmo ano, quando cantou ao lado
de Alicia Keys no Black Hall, evento beneficente de Nova Iorque para a
organização Keep a Child Alive.
Em
2007, Bowie foi escolhido para a curadoria do High Line Festival, selecionando
músicas e artistas do evento de Manhattan, e participou do álbum de 2008, Anywhere
I Lay My Head, de Scarlett Johansson, só de regravações de Tom Waits.
Para os 40 anos de aniversário do primeiro pouso na Lua e também para o
aniversário de seu primeiro sucesso, “Space Oddity”, a EMI lançou faixas
individuais da gravação original da música, em 2009, num concurso que convidava
os fãs a criarem um remix. Em 2010 foi lançado, A Reality Tour, álbum
duplo/DVD com cenas ao vivo de sua turnê de 2003.
ÚLTIMOS
ANOS (2013 – 2016)
Em
08 de janeiro de 2013, quando completou sessenta e seis anos, o site oficial de
Bowie anunciou um novo projeto, chamado de The Next Day. O trabalho foi lançado
em 08 de março na Austrália, 11 de março em quase todo o mundo e 12 de março
nos Estados Unidos. Primeiro álbum de Bowie da década, The Next Day continha 14 faixas e várias faixas bônus. Seu portal
reconheceu o tamanho do intervalo de sua obra. O produtor Tony Visconti afirmou
que 29 músicas foram gravadas para o álbum, e algumas delas apareceriam no
disco a ser lançado ainda naquele ano. O anúncio foi seguido pelo lançamento
imediato de um single, “Where Are You Now”, escrito e gravado por Bowie em Nova
Iorque e produzido pos Visconti, seu parceiro profissional de décadas.
O
clipe de “Where Are You Now” foi lançado no Vimeo (site de compartilhamento de
vídeo, no qual os usuários podem fazer upload, partilhar e ver vídeos) no mesmo
dia, com direção de Tony Oursler, artista nova-iorquino. O single entrou nas
paradas britânicas do iTunes poucas horas após o lançamento, e debutando na
sexta posição do U.K. Singles Chart, sendo o primeiro single do artista no Top
10 em cerca de vinte anos (o último foi “Jump They Say” em 1993). A segunda
produção de áudio e vídeo, “The Stars (Are Out Tonight)”, foi lançada em 25 de
fevereiro. Dirigida por Floria Sigismondi, foi estrelado por Bowie e Tilda
Swinton como um casal. Em 01 de março, o álbum foi disponibilizado no iTunes. The Next
Day estreou na primeira posição da U. K. Albums Chart, melhor posição
desde Black Tie White Noise de 1993, se tornando o álbum mais vendido
de 2013. Por outro lado, o clipe de “The Next Day” causou controvérsias e
chegou a ser removido do YouTube por violar os termos de serviço da plataforma.
O vídeo somente voltou ao ar após restringir que somente maiores de dezoito
anos pudessem acessar.
Em
2014, foi divulgado o futuro lançamento de uma coletânea, chamada Nothing
Has Changed, para novembro. O disco continha hits dos cinquenta anos de
carreira do cantor, incluindo o single inédito de “Sue (Or In a Season Of
Crime)”, acompanhado por outra inédita, “This a Pitty She As a Whore”. Em maio
de 2015, foi anunciado o single “Let’s Dance” seria relançado em vinil em 16 de
julho, juntamente com a exposição David
Bowie Is no Australian Centre For The Moving Image, em Melbourne.
Em
agosto de 2015, foi anunciado que Bowie estaria compondo músicas para um
musical da Broadway baseado no desenho animado Sponge Bob, Square Pants (Bob Esponja, Calça Quadrada). David
escreveu e gravou a faixa-título da série de televisão The Last Panthers, que foi ao ar em novembro do mesmo ano. Ainda em
novembro, a música “Blackstar”, faixa-título do álbum programado para janeiro
de 2016, foi lançada como single e videoclipe. O álbum contém influências do
krautrock, estilo das bandas alemãs experimentais do final da década de 60 e
início de 70, Segundo o The Times:
“Blackstar pode ser o trabalho mais triste de Bowie”. E não era para menos. Blackstar
foi lançado em 08 de janeiro de 2016, no aniversário de 69 anos de Bowie, e
recebeu críticas positivas imediatas.
A
MORTE DO CAMALEÃO
Na
noite de 10 de janeiro, dois dias após ter completado sessenta e nove anos e o
lançamento do álbum Blackstar, Bowie morreu em seu apartamento em Nova Iorque,
vítima de câncer de fígado. O músico foi diagnosticado com a doença dezoito
meses antes, mas optou por não anunciar seu estado de saúde para o público. O
diretor de teatro belga, Ivo van Hove, com quem trabalhou no musical
Off-Broadway Lazarus, disse que Bowie
evitou assistir os ensaios pelo avanço da doença. Hove observou que Bowie
estava trabalhando constantemente desde que soube do diagnóstico.
Tony
Visconti, produtor musical de Bowie, disse: “Ele sempre fez o que quis. E ele
queria fazer as coisas do jeito dele, e da melhor maneira possível. Sua morte
não foi diferente de sua vida, uma obra de arte. Ele fez Blackstar para nós, é o seu presente final. Eu sabia por um ano que
isso aconteceria desse jeito. Não estava, entretanto, preparado. Ele era um homem
extraordinário, cheio de amor e vida. Ele sempre estará conosco. Por ora, é
apropriado chorar”. Bowie foi cremado em Nova Iorque.
DEPOIS
DA MORTE DE BOWIE
Após
a morte de David Bowie, fãs fizeram homenagens e memoriais. Foram distribuídas
flores
em um mural de Brixton, sul de Londres, onde o cantor nasceu. A fotografia da
capa do álbum Aladdin Sane serviu de ilustração, enquanto fãs cantavam suas
músicas. Outras homenagens ocorreram em Nova Iorque, Los Angeles e Berlim.
O produtor Tony
Visconti revelou que Bowie planejou o álbum para ser o seu “canto do cisne”, e
um presente de despedida para seus fãs antes de morrer. Posteriormente,
jornalistas e críticos notaram que a morte é tema constante em várias das
letras. A CNN observou que Blackstar “revela um homem de braços
abertos com sua própria mortalidade”. Visconti afirmou, mais tarde, que David
Bowie planejavam um álbum após o Blackstar.
O cantor escreveu e gravou demos de cinco novas músicas em suas últimas semanas
de vida, sugerindo que Bowie pensava em ter mais alguns meses de vida. Na
semana de sua morte, as vendas e visualizações de clipes e músicas dispararam.
Na Vevo’s, Bowie tornou-se o artista
mais visualizado em um único dia. Nove álbuns do artista entraram para a U. K.
Top 100 Albums Official Charts e trinta singles entraram na U. K. Top 100
Singles Charts.
Bem pessoal, aqui encerro este artigo sobre David 'Bowie' Jones, que será eternamente lembrado por ser um artista emblemático e muito teatral. Suas músicas serão cultuadas e tocadas por aqueles que sabem apreciar música verdadeira, experimental ou não, tetral ou não, visceral e engajadora. Curtam mais de David Bowie em:
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